São Paulo, quarta-feira, 18 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarifa da telefonia fixa aumentará até 2,2%

Telefônica, que atende SP, terá reajuste máximo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A tarifa de telefonia fixa local aumentará entre 1,8% e 2,2% no país. Para a Telefônica, que atende o Estado de São Paulo, o aumento será de 2,2%, para a Telemar será de 1,8% e para a Brasil Telecom, de 2,14%. O aumento será linear, ou seja, o mesmo percentual será aplicado para o valor dos minutos e para a assinatura mensal.
O aumento no valor da assinatura mensal entra em vigor dois dias depois de as empresas publicarem as novas tarifas em jornais de grande circulação. O aumento no valor dos minutos só será cobrado a partir do dia 1º de outubro.
Os índices de aumento foram aprovados ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). De acordo com nota divulgada no início da noite, o aumento foi inferior aos principais índices de inflação.
As tarifas de telefonia fixa local são reajustadas por um índice setorial chamado IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que, entre maio do ano passado e maio deste ano apresentou variação de 2,91%. No mesmo período, o IPCA variou 3,18%, o INPC, 3,57%, e o IGP-DI, índice que até 2006 era usado para o reajuste, 4,38%.
A Anatel também reajustou as tarifas cobradas das ligações entre telefones fixos e celulares. No caso da Telefônica, o aumento é de 3,28%. Na Telemar, o reajuste foi de 2,87%, e na Brasil Telecom, de 3,28%. O valor do crédito de cartões para utilização de telefones públicos terá reajuste de 2,16%.
Também houve reajuste para as tarifas cobradas nas ligações de longa distância. Nesse caso, as empresas puderam aplicar aumento de até 8,06%.
Esse aumento, porém, pode não ser sentido por muitos consumidores, uma vez que as operadoras oferecem pacotes com preços diferenciados. Por isso, ele afetará apenas os clientes que não têm planos específicos acertados com as operadoras.


Texto Anterior: Falta de energia pode começar pelos grandes consumidores
Próximo Texto: Mercado: Bovespa sobe 0,5%; dólar cai para R$ 1,86
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.