São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICAÇÕES

Para Eunício Oliveira, universidade fará sistema

Ministro diz acreditar em modelo nacional para a televisão digital

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mudando o discurso do governo, o ministro Eunício Oliveira (Comunicações) afirmou ontem que é um "otimista" e acredita que as universidades brasileiras conseguirão desenvolver um sistema nacional de televisão digital.
Na última semana, o secretário-executivo do ministério, Paulo Lustosa, em um evento em São Paulo, praticamente descartou a possibilidade de ser criado um padrão brasileiro de TV digital. Já em Brasília, voltou atrás e disse que o projeto seria possível.
"Não temos por que não acreditar em um sistema brasileiro de televisão digital", disse Oliveira. O governo lançou um edital para as universidades brasileiras apresentarem projetos para o desenvolvimento do sistema nacional. O edital, que prevê investimento de R$ 65 milhões, foi adiado por 15 dias.
Oliveira, no entanto, afirmou que, caso o sistema desenvolvido pelas universidades não seja completo, há a possibilidade de incorporar tecnologia de outros países. Hoje, há três padrões existentes: o americano, o japonês e o europeu. Nos EUA, o sistema valoriza a qualidade de som e imagem. No Japão, a mobilidade. O padrão europeu é uma espécie de mix entre qualidade e mobilidade.
"Na pior das hipóteses, no final de tudo isso, se as universidades brasileiras não tiverem condições de apresentar o sistema completo de TV digital, nós vamos abrir o sistema [para incorporar tecnologias existentes] para encontrar o caminho", afirmou Oliveira.
Segundo ele, o Brasil já vem sendo procurado por americanos e europeus para o desenvolvimento da tecnologia conjunta. O ministro, no entanto, disse que o país ainda não está pronto para esse diálogo.


Texto Anterior: Internet: Estréia do Google na Nasdaq, em Nova York, deve ocorrer amanhã
Próximo Texto: Mercado financeiro: Dólar cai abaixo de R$ 3 com deflação nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.