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Mercado Aberto
Guilherme Barros
"Spread" gera atrito entre Mantega e Febraban
Uma declaração dada ontem
pelo economista-chefe da Febraban, Roberto Luís Troster,
com críticas às medidas que estão sendo preparadas pelo governo para baixar o "spread"
dos bancos causou um profundo mal-estar entre a entidade e
o ministro da Fazenda, Guido
Mantega.
O problema só não foi maior
porque o presidente da Febraban, Marcio Cypriano, telefonou para Mantega desautorizando as declarações de Troster. No telefonema, Cypriano
disse que a Febraban não subscrevia as declarações de Troster e que ele tinha falado em
nome próprio. "Ele me pediu
para desconsiderar as declarações do funcionário da Febraban", disse Mantega.
Para o ministro da Fazenda,
que considerou o episódio superado depois do telefonema
de Cypriano, as declarações de
Troster foram "inoportunas e
fora do tom para um economista-chefe da Febraban", além de
precipitadas, já que ele não conhecia a natureza das medidas.
Troster disse, em entrevista à
Agência Estado, que as medidas para baixar o "spread" bancário eram uma manobra diversionista e não iriam provocar redução significativa dos juros. Troster criticou também a
pesquisa sobre "spread" do
Banco Central, o que levou a
autoridade monetária a soltar
nota considerando improcedentes as declarações do economista da Febraban.
Segundo Mantega, as medidas que o governo vai adotar serão fundamentais para aumentar a competição no sistema financeiro e dar mais condições
para o correntista ser mais bem
tratado pelos bancos.
De acordo com Mantega, não
tem sentido as empresas pagarem um "spread" de 28% ao
ano, e as pessoas físicas, de 50%
anuais. Para ele, o governo já
tomou uma série de medidas,
como a nova Lei de Falências,
que já possibilitaria os bancos
baixarem o "spread".
Mantega afirma que até mesmo instituições como o BIS e o
FMI criticam os "spreads" elevados cobrados pelos bancos
no país. "O tamanho do "spread"
é uma das coisas que arranham
a imagem do Brasil", diz.
FORA DO ARMÁRIO
Os tradicionais armários da marca italiana de móveis
MisuraEmme vendidos no Brasil são fabricados no interior de São Paulo. O país é o único que tem fabricação
própria da marca. Os armários são vendidos pela Collectania, que conseguiu, depois de uma longa negociação,
convencer os italianos a nacionalizar a produção. As madeiras, os acabamentos e as tintas seguem vindo da Itália,
mas a construção é nacional. Para Liliana Tuneu, dona do
grupo Collectania, a licença foi uma conquista importante, já que envolve até a abertura de segredos de fabricação. "Conseguimos uma licença única para o Brasil", diz.
LUXO PARA JOVENS
Sucesso na Europa, a grife jovem do estilista italiano Roberto Cavalli, a Just Cavalli, acaba de desembarcar no Brasil.
Os responsáveis são os ex-Daslu Emanuel Bernini e Ricardo
Minelli, além de André Piedade, proprietário da Jeans Hall,
especializada no chamado "premium jeans", do shopping
Iguatemi (SP). Os três fundaram o escritório The Adress,
que será inaugurado em setembro nos Jardins (SP), e tem
distribuição exclusiva da marca para todo o país, a partir da
coleção primavera-verão 2007. "Recebemos os modelos da
temporada antes mesmo da Europa e vamos estrear com 15
lojas de diferentes regiões do Brasil", diz Bernini. Como diferenciais, a Just Cavalli tem a exploração do glamour, as estampas e a modelagem do jeans, que promete emagrecer e
alongar. "Nosso plano é abrir loja da marca em dois anos."
NOVO NEGÓCIO
A Odebrecht ainda não bateu o martelo, mas tem estudado seriamente a possibilidade de investir pesado no
setor de açúcar e álcool. Seria uma nova área de negócio, além da construção e da
petroquímica.
DASLEI
O prédio onde ficava o
Banco Santos e agora foi instalado o escritório de advocacia Pinheiro Neto já ganhou um apelido: Daslei.
ANTIFRAUDE
A Brasil Telecom acaba de
lançar uma campanha contra fraude para seus clientes.
Até o fim do mês, os usuários
de telefones móveis da BrT
irão receber torpedos de esclarecimento sobre o golpe
do torpedo premiado.
TUDO AZUL
Por iniciativa de Ray
Young, presidente da GM no
Brasil e no Mercosul, hoje,
os 21 mil funcionários da
empresa vestirão uma camisa azul com o emblema "Eu
sou GM". A ação é característica de Young. No ano
passado ele criou o dia do
"Muito Obrigado", e cumprimentou pessoalmente
milhares de trabalhadores.
PORTAS ABERTAS
A AmBev abrirá suas unidades para debater o uso de
bebida alcoólica entre crianças e adolescentes, no dia 31.
O evento, batizado de Gente
do Bem, terá participação de
representantes de governo,
ONGs, comunidades e escolas, além de 45 mil funcionários próprios e de revendas e
do presidente Luiz Fernando Edmond.
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