São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

Leilão de linha desagrada a lideranças

DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos lotes do leilão de transmissão de energia feito hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) tem desagradado as lideranças políticas e empresariais de Rondônia. O lote A, para construir a linha que liga Jauru (MT) a Porto Velho (RO), unindo os sistemas isolados dos Estados ao SIN (Sistema Interligado Nacional), pode inviabilizar o empreendimento do gasoduto Urucu (MT)/ Porto Velho.
No fim de 2005 a TNG Participações recebeu autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para construir o gasoduto.
Federações e sindicatos patronais do Estado, no entanto, enviaram manifesto à bancada parlamentar de Rondônia acusando a Petrobras de atrasar a obra. A estatal afirma que não retirou o investimento de seu plano estratégico. Para o presidente da Fecomercio-RO, Francisco Linhares, a Petrobras postergou o início da obra do gasoduto.
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) diz que "a ligação ao SIN agora é errada", pois concorre com o gasoduto no curto prazo. "O ideal é vir depois do gasoduto."
A Eletronorte, uma das que concorre no leilão de hoje, afirma que a linha não ameaça o gasoduto.


Texto Anterior: Petrobras e Repsol rompem contrato de gás na Bolívia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.