São Paulo, sábado, 18 de agosto de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

"Fed sinaliza para uma crise de liquidez"

Ao anunciar um corte de 50 pontos na taxa de redesconto dos EUA -e não nos "fed funds", a taxa referencial do país, equivalente à Selic-, o Fed, o banco central norte-americano, sinalizou claramente que, ao menos até agora, a crise é de "empoçamento" de liquidez, e não de solvência. A avaliação é da economista Ana Carla Abrão Costa, da Tendências Consultoria Integrada.
A taxa de redesconto (de empréstimo entre bancos) funciona como um instrumento de regulação mais prudente. Ao estreitar seu custo em relação aos "fed funds", o Fed torna mais barato o acesso das instituições financeiras ao crédito.
Para Costa, isso indica que o Fed está disposto a reduzir os custos do ajuste e a tentar mantê-lo restrito às instituições com problemas de solvência, em vez daquelas com problemas de liquidez.
A economista afirma que isso acontece porque há instrumentos mais eficazes, e menos custosos, para resolver problemas de solvência das instituições financeiras.
Ao assumir seu papel de "banco dos bancos", de emprestador de última instância, o Fed mostra que prioriza a resolução de problemas de liquidez.
O objetivo, de acordo com Costa, é claro: evitar que "a atual turbulência atinja de forma fundamental instituições saudáveis, mas que vêm sofrendo com os movimentos recentes de "flight to quality" [uma transferência maciça de recursos para investimentos vistos como mais seguros em momentos de crise]".
Para Costa, a redução da taxa de redesconto também pode dar um novo fôlego ao Fed.
"Está claro que o Fed reagirá com a redução da taxa dos "fed funds", caso esse instrumento prudencial não se mostre suficiente e se efeitos sobre a economia real se mostrem inevitáveis", afirma a economista.

SIMULAÇÃO
O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein inicia na próxima semana as atividades do primeiro Centro de Simulação Realística do Brasil. Resultado de um investimento de US$ 2,5 milhões, o centro é um dos maiores complexos físicos da América Latina para treinamento na área da saúde, com uma área de 450 m2, e resultado de uma parceria com o Israel Center for Medical Simulation.

AGRODEBATE
O crescimento do setor de agronegócios e problemas como a política tributária, o "custo-Brasil" e deficiências de infra-estrutura serão discutidos no Congresso Brasileiro de Agribusiness, nos dias 27 e 28, em São Paulo. Os problemas são os principais atuais para o setor, segundo Carlo Lovatelli, presidente da Associação Brasileira de Agronegócios.

LIGAÇÃO PAULISTA
A Telefônica vai ampliar sua rede em Franca (SP) para atuar no mercado de pequenas e médias empresas da cidade. Até o final do ano, serão investidos R$ 30 milhões para que a operadora passe a atender o mercado de empresas locais. Franca e outros 22 municípios vizinhos são as únicas localidades que não faziam parte da área de concessão da empresa no Estado de São Paulo, segundo Maurício Azevedo, diretor comercial de pequenas e médias empresas da Telefônica.

ENERGIA
O déficit de energia na Argentina acendeu luz amarela para o risco de apagão no Brasil. O quarto leilão de energia nova contemplou 3.600 MW de geração flexível, ou seja, usinas térmicas para entrar em operação conforme a demanda, como reserva de segurança. Do total, 400 MW foram para os regimes isolados, a maior parte para Manaus. O resto, para o sistema interligado. Para Marco Antonio Veloso, da Abragef, (de empresas de geração flexível), porém, a margem de segurança do sistema brasileiro poderia ser maior. Em 12 de setembro, Veloso apresenta, no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, em SP, estudo sobre como a limitação do custo variável de operação inibe a maior participação das plantas flexíveis.

GÔNDOLA
A Embelleze lança, em setembro, seu primeiro produto com texto em braile na embalagem.

NO GOVERNO
Paulo Tarso Flecha de Lima firma aliança estratégica com a Ogilvy PR, unidade de relações públicas da Ogilvy Brasil, para criar a Ogilvy PR Public Affairs, divisão governamental. Conduzido por Luiz Antonio Flecha de Lima sob a supervisão do embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima, o trabalho será pautado por interesses que possam ser publicamente defendidos. Pela Ogilvy PR, o comando é de Francisco Britto, diretor-geral da unidade, que contará com mais de 200 profissionais em 29 mercados, incluindo centros políticos como Austrália, Bruxelas (Bélgica), Pequim (China), Sacramento e Washington (EUA).

TECNOLOGIA
A IBM realizará, de 11 a 13 de setembro, o IBM Fórum, em São Paulo. O objetivo, segundo Rogerio Oliveira, presidente da IBM Brasil, é debater inovações, tendências, negócios e tecnologia, e não focar em produto.

BOLA NO PÉ
Acontece hoje o Futebol Experience, que o Experience Club, calendário de eventos de relacionamento da Experience Media, organizou em parceria com a Líderes em Campo, no estádio do Pacaembu (SP). O jogo reunirá empresários e presidentes de grandes empresas ao lado de estrelas do esporte como Palhinha, Paulinho McLaren, Jorginho e Pires.

MALHAÇÃO
François Engelmajer, franqueado master da Curves do Brasil e na Argentina, está no país para anunciar aos franqueados da marca os números referentes ao primeiro semestre deste ano. Segundo ele, a Curves Brasil fechou os seis primeiros meses de 2007 com 203 franquias vendidas e 159 abertas. Para o segundo semestre de 2007, a expectativa é negociar em média cinco novos clubes por mês.

MERCADÃO
Com quase 1.000 m2, o Pão de Açúcar Iguatemi será inaugurado na próxima terça-feira. A loja foi escolhida para ser palco dos lançamentos da rede, desde receitas até tecnologia. Metade dos R$ 8 milhões investidos na nova loja foi direcionada a inovações tecnológicas. Microsoft, IBM, Unisys, Bematech/Gemco, Megamídia, entre outros, têm produtos na loja.

CASA.COM
A internet passou a ser um território cobiçado pelo ramo imobiliário. Estima-se que, em 2006, o canal tenha sido responsável pela receita de R$ 2 bilhões da venda de imóveis residenciais na Grande São Paulo. Com base nos dados, a imobiliária Lopes acaba de contratar o executivo Roberto Nascimento (ex-CEO do Planeta Imóvel) para diretor da unidade de internet da companhia.



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