São Paulo, sábado, 18 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

MERCADO AQUECIDO
A pecuária começa a chamar a atenção de investidores de peso. Com isso, os negócios também aquecem. A Agropecuária Santa Bárbara (Xinguara, PA), braço pecuário do empresário Daniel Dantas, comprou 58% dos 859 touros vendidos ontem no leilão da CFM, em São José do Rio Preto (SP).

RECORDE
Quem compra touro está pensando em aumentar o rebanho. A Santa Bárbara, com a Central Lagoa da Serra, pagou R$ 70 mil pelo reprodutor CFM Plus, preço recorde por um touro desde o início de leilões da CFM, há nove anos. O preço médio de negociação neste ano, por touro, foi 70% superior ao de 2006.

LONGE DA CRISE
A Ipanema, fornecedora de café há 10 anos para a Starbucks e há 16 para a alemã Tchibo, dá a receita para passar ilesa em crises financeiras como a atual: "constância na qualidade e consistência no atendimento". A receita é de Washington Rodrigues, presidente da empresa, que obtém preços até 40% acima do das cotações de mercado e contratos fechados para safras futuras.

AVANÇO NA EUROPA
As parcerias também dão tranqüilidade para que a empresa amplie negócios. Com vendas em 15 países, a Ipanema agora está de olho no Leste Europeu. "Está bastante adiantado o trabalho de prospecção. Temos inclusive agendadas viagens e estamos escolhendo novos clientes e parceiros na região", diz Edgard Bressani, gestor comercial de mercado externo da Ipanema.

SUCO CHINÊS
O Brasil aposta na alta do consumo de sucos na China, principalmente do de laranja, o que pode beneficiar as exportações nacionais. Os chineses, de fato, consomem mais, mas dois fatores interferem nas possíveis exportações brasileiras.

CONCORRÊNCIA
O primeiro é que os chineses estão aumentando a produção e esperam atingir 1,5 milhão de toneladas de suco até 2015. O segundo é que Israel faz um grande esforço para ganhar mercado por lá, o que pode inibir a presença brasileira em terras chinesas.

FOCO NA SANIDADE
A produção de carne de frango do Brasil cresce bem acima da média mundial. Nos últimos seis anos, a expansão foi de 56%. Para manter essa escalada sem problemas sanitários, o assunto será um dos focos do 20º Congresso Latino-americano de Avicultura, que será realizado em setembro, em Porto Alegre.

SEM SUSTO
Após a forte queda de quinta-feira, houve ganho parcial ontem das commodities agrícolas. Em Chicago, a soja subiu 1,53%, enquanto o café ficou 3,8% mais caro em Nova York.


Texto Anterior: Estatais: Petrobras gasta mais R$ 700 mi no fundo Petros
Próximo Texto: Ministro diz que crise pode reduzir superávit
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.