São Paulo, sábado, 18 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa toma 25 horas por semana da mulher

Estudo do IBGE mostra que homens gastam 9,8 horas por semana em tarefas domésticas, como limpeza e cozinha

Divisão prejudica meninas desde cedo: 82,6% das mulheres e 47,4% dos homens de 10 a 17 anos se dedicam a essas tarefas

ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO

Ter casa, comida e roupa lavada é promessa que, no Brasil, muitas mulheres gostariam que fosse colocada em prática pelos maridos. Um estudo do IBGE sobre a divisão dos afazeres domésticos divulgado ontem comprova, no entanto, que a realidade é bem diferente.
Até cresceu a proporção de homens que dizem limpar a casa, lavar a louça, fazer comida ou cuidar dos filhos. Em 2001, 42,6% da população masculina fazia trabalhos domésticos em casa. Em 2005, esse percentual subiu para pouco mais da metade: 51,1%. O avanço, no entanto, ainda é irrisório quando se leva em conta que, entre as mulheres, a proporção chegava a 90,6%.
Essa sobrecarga feminina é verificada em todas as classes sociais. Na população com menos de quatro anos de estudo, por exemplo, a proporção de homens que cuidam de afazeres domésticos é de 47%, ante 89% das mulheres. Entre os mais escolarizados, aumenta um pouco o percentual masculino -chega a 54%-, mas a das mulheres não muda praticamente nada: 88,7%.
Nem mesmo quando a mulher também trabalha fora ou é a chefe da família a divisão é equilibrada. Os percentuais de homens e mulheres que dizem cuidar de afazeres domésticos quase não se altera mesmo quando se compara apenas a população ocupada.
O estudo do IBGE mostra, no entanto, que está diminuindo o tempo médio que os brasileiros, homens ou mulheres, dedicam semanalmente a tarefas domésticas. Em 2001, a média era de 23,4 horas. Quatro anos depois, caiu para 19,9 horas.
Quem mais se beneficiou da queda foram as mulheres: de 29 horas semanais para 25,3. Elas, no entanto, continuam dedicando mais que o dobro do tempo que os homens às tarefas domésticas, cuja variação no mesmo período foi de 10,9 horas semanais para 9,8.
Uma das hipóteses levantadas por Cristiane Soares e Ana Lucia Saboia, autoras do estudo, para explicar por que tem diminuído o número de horas gastas com os afazeres domésticos no Brasil é a aquisição pelas famílias de eletrodomésticos que poupam tempo de trabalho em casa.

Prejuízo
A sobrecarga de afazeres domésticos atrapalha a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Entre os homens, a jornada média semanal é de 42,9 horas fora de casa, enquanto entre mulheres ela é de 34,7 horas.
Essas oito horas semanais a menos de trabalho fora das mulheres, no entanto, não compensam no dia-a-dia o tempo gasto com afazeres domésticos. Tanto que, ao somar as horas de trabalho fora com o doméstico, as autoras do estudo concluem que mulheres gastam 11,5 horas por dia nessas duas tarefas, enquanto homens despendem 10,6.
O estudo do IBGE comprova também que a divisão injusta das tarefas domésticas é algo que se aprende desde cedo e que persiste ao longo dos anos. Na faixa etária de 10 a 17 anos, 47,4% dos homens cuidam de afazeres domésticos, enquanto entre as mulheres a proporção chega a 82,6%.
Da mesma maneira que acontece com a população adulta, entre crianças e jovens, além de menos homens se envolverem com tarefas domésticas, o tempo gasto por eles é muito menor: 8,2 horas semanais, ante 14,3 das mulheres de 10 a 17 anos.
"Socialmente, no âmbito da família, já se constrói esse conceito de que cabe à mulher a maior responsabilidade pelas tarefas domésticas", diz Cristina Soares.
Essa construção social fica cristalizada ao longo das gerações e, a partir dos 18 anos, o tempo dedicado pelos homens para trabalhos domésticos é sempre menos da metade do verificado entre as mulheres. Entre os homens, quem mais se dedica ao lar são aqueles que têm mais de 60 anos, com 13 horas por semana. Mulheres da mesma faixa etária, no entanto, gastam mais que o dobro: 28,7 horas.


Texto Anterior: Empresas: Klabin recebe autuação de R$ 900 mi da Receita Federal
Próximo Texto: Além de ajudar pouco, homem dá trabalho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.