São Paulo, terça-feira, 18 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santander tem alta de 6,21% nas ações

DA REPORTAGEM LOCAL

As ações preferenciais (sem direito a voto) do Santander tiveram alta de 6,21% na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) ontem, primeiro dia de negociação após a Folha ter noticiado no domingo que o presidente Lula tinha sido informado de que a compra do ABN Real estava fechada. Os papéis, no entanto, têm pouca liquidez.
Pouco menos de 3% do capital do Santander brasileiro segue em poder do mercado após a incorporação do Banespa. O restante pertence aos controladores do banco.
As ações do Santander tiveram apenas 33 negócios ontem na Bovespa, mas foram os únicos papéis de bancos brasileiros em alta. As ações PN do Itaú recuaram 1,96%, enquanto as PN do Bradesco tiveram queda de 0,64%, e as ações Unit do Unibanco caíram 1%.
Para Ceres Lisboa, analista de bancos da agência de classificação de risco Moody's, a fusão aumentará a concorrência no país e levará indústria bancária brasileira a uma onda de consolidação.
"Itaú e Bradesco não vão ficar parados. Eles devem se voltar para novas aquisições. O Unibanco será visto como um ativo ainda mais valioso do que era, apesar de ser considerado caro. Também não está descartada a venda ou associação de bancos estrangeiros com bancos brasileiros", disse Lisboa.
Por outro lado, analistas alertam de que a concentração bancária redundou nos últimos anos em altas tarifas e taxas ao consumidor. Para Denis Blum, analista de bancos da Tendências, o negócio bancário do ABN mostra que a expansão do crédito "veio para ficar" no país.
"Ganho de escala é muito importante no varejo para diminuir os custos administrativos e permitir tarifas e taxas menores. Se eu tivesse de fazer uma aposta, diria que [a fusão] vai beneficiar o consumidor. É mais um [banco] querendo entrar. Vai ser agressivo e querer retorno para o investimento."
(TONI SCIARRETTA)


Texto Anterior: BB mira bancos públicos para manter a liderança
Próximo Texto: Espanhol avalia em US$ 17 bi ativos do ABN no Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.