São Paulo, sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC divulgará a composição dos "spreads"

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central vai concluir nas próximas semanas mais uma medida para tentar aumentar a concorrências entre os bancos. A nova metodologia de cálculo do "spread" bancário (diferença entre a taxa que o banco paga para captar dinheiro e a que cobra de seus clientes) terá como objetivo mostrar quais os componentes que fazem com que o dinheiro captado pelos bancos a taxas próximas de 9% ao ano chegue ao consumidor e empresas com juros de 36% ao ano.
"O que existe é um aperfeiçoamento nos mecanismos de cálculo dos "spreads" para permitir a todos olhar esse assunto e cobrar as suas respectivas instituições", disse o presidente do BC, Henrique Meirelles, durante audiência pública no Congresso.
Segundo Meirelles, o objetivo é detalhar o que é imposto, custo administrativo, inadimplência e lucro. Apesar de afirmar que os dados permitirão uma visão mais detalhada do assunto, o presidente do BC não confirmou se haverá divulgação pública dos números por instituição.
Outra mudança em relação ao "spread" é a divulgação de empréstimos direcionados, o que inclui crédito habitacional, rural e financiamentos do BNDES. Hoje, o BC divulga apenas o percentual das operações com crédito livre (26,8%).
Questionado sobre os juros altos nos cartões de crédito, Meirelles disse que o BC e o governo devem concluir até o fim de outubro nova regulamentação do setor, para ampliar a competição.
O presidente do BC também foi cobrado em relação à taxa de câmbio, próxima de R$ 1,80, mas descartou novamente adotar medidas de controle do câmbio e afirmou que a instituição tem como política comprar apenas os dólares que excedem as operações de entrada e saída de recursos no mercado financeiro.


Texto Anterior: Investidor estrangeiro poderá ter participação maior no BB
Próximo Texto: Metalúrgicos fazem greve e bancários ameaçam parar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.