São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Índice

UE e Mercosul tentam salvar data de acordo

DA REDAÇÃO

A União Européia e o Mercosul tentam, na quarta-feira, na reunião ministerial que ocorrerá em Lisboa, discutir temas pendentes e verificar se as regiões conseguem chegar a um acordo de livre comércio na data prevista - 31 de outubro.
O comissário europeu (espécie de ministro) para a Agricultura, Franz Fischler, e o comissário de Comércio para a União Européia, Pascal Lamy, têm encontro marcado com os ministros das Relações Exteriores da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
"Vamos ver o que acontecerá com a continuação das negociações, mas, de qualquer forma, superar a situação atual de paralisia não é fácil", disse Gregor Kreuzhueber, porta-voz da Comissão Européia Agrícola. "Vamos a Lisboa com a mente aberta", afirmou.
Lamy já disse na semana passada que para concluir as negociações seria necessária uma mudança importante na forma com que as partes têm se posicionado até agora.
Representantes da União Européia e do Mercosul admitiram que as propostas de liberação comercial oferecidas não são suficientes para um acordo.
O Mercosul quer exportar mais itens agrícolas, principalmente carne bovina, para a Europa. Os europeus pedem uma contrapartida de liberação comercial mais ambiciosa por parte do Mercosul.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Comércio exterior: Candidato uruguaio para a OMC rebate críticas de brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.