São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Rentabilidade...
A rentabilidade média de 168 empresas de capital aberto caiu 35,7% na comparação entre o terceiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2001, segundo levantamento feito pela LS Melo Consultoria.

...corroída
O principal motivo para a queda da rentabilidade média de 8,86% para 5,7% foi o impacto da alta do dólar nos resultados. Sueli Melo diz que, dos 17 setores analisados, os mais afetados foram o químico, o de mineração e o de papel e celulose.

Exceção
A grande exceção foi o setor eletroeletrônico. Segundo o levantamento, a rentabilidade média do setor melhorou. A relação do resultado sobre o patrimônio passou de 1,44% em 2001 para 7,48% neste ano.

Experiência mexicana
Sergio Amaral (Desenvolvimento) e Horacio Lafer Piva (Fiesp), entre outros, participam do seminário "O Impacto do Nafta na Economia Mexicana", na sexta, na federação.

"E-exportação"
O Banco do Brasil acaba de superar a marca de US$ 150 milhões em operações de exportação contratadas com micro, pequenas e médias empresas, realizadas na sala virtual de negócios internacionais do Portal BB.

Na linha
A Oi (Telemar) fechou contrato de "roaming" automático internacional com a AT&T. A partir de agora, seus clientes poderão receber e fazer chamadas nos EUA com o próprio aparelho e o mesmo número.

Carne brasileira
Com financiamento de R$ 6,97 milhões do BNDES, o Frigorífico Bertin concluirá em dezembro a construção de sua fábrica, onde serão produzidas 550 toneladas por mês de carne desidratada e defumada "beef jerky". A produção segue direto para o mercado americano.

Fusão educacional
Pelo menos 25% dos estabelecimentos de ensino passaram por fusões, segundo especialistas. Para discutir o tema, dia 26, acontece o evento "Perspectivas e Riscos para a Área Educacional em 2003", em São Paulo.

Alta fidelidade
Em apenas dez dias o programa de fidelização "In Fidelidade", da TAM, lançado para o público universitário, cadastrou 1.200 jovens e fechou parceria com empresas como World Tennis, MAM, Fórmula Academia, Intelig e Skill.

Popular fashion
A Alpargatas vai produzir uma edição limitada de 200 mil sandálias Havaianas para distribuir aos clientes do MorumbiShopping no fim do ano.

Guaraná turbinado
A AmBev vai reunir mais de 250 produtores de guaraná da região amazônica em Maués (AM). No encontro serão apresentadas técnicas para elevar a produtividade dos guaranazais.
E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Boas exportadoras

Tanto as empresas nacionais como as estrangeiras instaladas no país têm colaborado para o aumento das exportações, segundo estudo do Iedi. No período analisado, de 1989 a 2000, primeiro foi constatado que as grandes empresas nacionais conseguiram resistir a dificuldades, como a sobrevalorização do real, e mantiveram bom fluxo de exportações. Com a desvalorização cambial de 1999, responderam bem ao estímulo e ampliaram suas vendas externas. Os dados relativos às grandes empresas estrangeiras também mostram reações positivas. Elas foram rápidas na diversificação de mercados de exportação quando houve a crise regional. Os padrões de comércio são diferentes, mas ambos têm colaborado nas exportações.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Opinião Econômica: Motivos para não refinanciar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.