São Paulo, terça-feira, 18 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROTECIONISMO

Queixas marcam reunião bilateral Brasil-Argentina

THIAGO GUIMARÃES
DE BUENOS AIRES

A reunião mensal de monitoramento do comércio bilateral Brasil-Argentina foi marcada ontem por uma troca de queixas sobre os impactos da crise mundial na relação entre os países.
A Argentina, que teme uma invasão de produtos estrangeiros no país com a desvalorização das moedas vizinhas, manifestou, segundo nota conjunta divulgada, "preocupação pelo comportamento de certos setores exportadores brasileiros".
Do lado brasileiro, houve manifestação de "inquietude" pela ampliação, pelo governo argentino, da lista de produtos que necessitam de licenças não-automáticas (que precisam de autorização governamental) para entrar no país, sobretudo nos setores têxtil e de televisores.
A balança comercial entre os países em outubro foi favorável ao Brasil em US$ 216 milhões, mas houve redução do saldo negativo da Argentina. As exportações argentinas ao Brasil aumentaram 58,5% no ano. Já as importações de produtos brasileiros subiram apenas 10,9% em relação ao ano anterior.


Texto Anterior: Redução de produção da Vale impacta vendas da BR
Próximo Texto: Mercado vê dólar a R$ 2,10 no fim do ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.