São Paulo, quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chrysler vai suspender por ao menos um mês toda a produção na América do Norte

DA REDAÇÃO

A Chrysler, que disse há poucos dias que precisa de bilhões do governo norte-americano para continuar operando, anunciou ontem que vai suspender por pelo menos um mês toda a produção nas suas 29 fábricas na América do Norte.
A medida começa a partir do final do último turno de amanhã e vai durar pelo menos até o dia 19 de janeiro. Tradicionalmente, as montadoras americanas suspendem a sua produção por duas semanas durante o final do ano, mas a decisão da Chrysler reflete a grave crise que o setor enfrenta.
De acordo com a terceira maior montadora dos Estados Unidos, a decisão visa adequar os estoques da empresa à demanda dos consumidores. Ela disse que suas concessionárias tiveram queda de 20% a 25% nas vendas porque os compradores não conseguem financiamento -um dos reflexos da crise que vivem os bancos.
"Devido à continuada falta de crédito para o consumidor americano comprador de carro e ao dramático impacto que isso teve em todas as vendas da indústria nos Estados Unidos, a Chrysler anunciou que fará ajustes significativos no calendário de produção das suas operações industriais."
Em outra indicação da crise, a Ford ampliou em mais uma semana no mês que vem a paralisação em dez de suas fábricas na América do Norte.
Ao lado da General Motors, a Chrysler disse que está ficando quase sem dinheiro para continuar a manter as suas operações. No início do mês, executivos da montadora pediram US$ 7 bilhões para o Congresso americano. As suas vendas em novembro caíram 47% ante o mesmo mês do ano passado.
As duas montadoras e a Ford esperam ajuda do governo americano, depois que o Senado recusou proposta de auxílio, mas a Casa Branca disse ontem que ainda não há novidades.


Com agências internacionais


Texto Anterior: "Representante" não poderia vender no Brasil fundo lesado por Madoff
Próximo Texto: Morgan Stanley tem prejuízo de US$ 2,4 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.