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AmBev será alvo de investigação da SDE
Secretaria de Direito Econômico irá apurar se a cervejaria
praticou concorrência desleal em bares e contra a marca Sol
Denúncias da Kaiser deram
origem a dois processos
contra a marca; procurada, a
AmBev disse que não foi
notificada e não comentou
IURI DANTAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Com base em "fortes indícios
de infração à ordem econômica", a SDE (Secretaria de Direito Econômico) abriu dois processos para investigar se a AmBev violou a legislação de concorrência nos contratos de exclusividade com distribuidores,
na oferta de freezers a pontos-de-venda e nas campanhas de
lançamento da "Puerto del Sol"
e da "Puerto del Mar". A AmBev domina 70% do mercado
brasileiro de cerveja.
A investigação começou no
ano passado a partir de denúncias feitas pela Kaiser. Os processos foram abertos depois
que a SDE aprofundou estudos
técnicos sobre os temas.
No caso dos contratos de exclusividade e na oferta de freezers, a AmBev teria prejudicado a concorrência por exigir
dos pontos-de-venda a compra
de um volume significativo de
cerveja para que eles recebessem os freezers.
"Entende-se que as características da política de refrigeração da AmBev conjugadas à estrutura dos pontos-de-venda
dos canais bar e tradicional (ausência de espaço físico e relevância do custo da energia elétrica na decisão de colocar mais
refrigeradores) constituem fortes indícios de infração à ordem
econômica", diz o relatório da
secretaria.
Em relação às campanhas
publicitárias da Puerto del Mar
e Puerto del Sol, a SDE viu indícios de uma prática conhecida
como "brand preemption", por
meio da qual a empresa que
tem mais poder de mercado
tenta barrar preventivamente a
entrada de um concorrente
lançando mão de uma estratégia de marketing.
No relatório, a SDE afirma
que "há fortes indícios nos autos a apontar que as marcas
Puerto Del Sol e Puerto Del
Mar visaram confundir o consumidor sobre a origem e a qualidade do produto entrante (isto é, a cerveja Sol)".
A suposta estratégia da AmBev, sempre de acordo com as
conclusões da SDE, previa desde o lançamento da Puerto del
Sol poucos meses antes da entrada da Sol no mercado brasileiro a um preço mais baixo do
que o praticado no mercado
-"o que induz o consumidor a
considerá-la como uma cerveja
de qualidade inferior, sendo esse julgamento levado à cerveja
Sol, pela semelhança de nome,
elementos distintivos e publicidade", diz o relatório.
Enquanto a Sol usava o bordão "é ponto, é ponto, é ponto",
a Puerto del Mar adotou "é
puerto, é puerto, é puerto".
Procurada pela Folha para
se manifestar sobre o processo,
a assessoria de imprensa da
AmBev informou apenas que
"a empresa não foi notificada".
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