UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENDAS

Possível guerra é a maior razão

Consumidor paulista está menos otimista

DA REPORTAGEM LOCAL

Caiu o nível de otimismo do consumidor paulista neste mês. Uma das razões é a perspectiva de que ocorra uma guerra entre os norte-americanos e o Iraque.
Segundo o Índice de Intenções do Consumidor, que mostra a expectativa futura de compras, 51,3% das pessoas dizem que acreditam numa melhora da economia e esperam uma mudança positiva no futuro.
Esse índice é apurado mensalmente por meio de pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Em janeiro, esse número estava em 53,3%. Foram entrevistadas 900 pessoas no Estado de São Paulo. Em relação ao mesmo período do ano passado, entretanto, há uma melhora. Em fevereiro de 2002, quase 49% diziam estar confiantes. Ou seja, a maioria não tinha esperança no desempenho da economia nos meses seguintes.
Neste mês, o ambiente internacional desfavorável foi lembrado como fator negativo por 10,1% dos entrevistados. Em janeiro, um número menor (8,5%) de pessoas dizia que crises externas abalavam a sua previsão futura de consumo.


Texto Anterior: Revisão do acordo: Ministro da Previdência se recusa a receber o FMI
Próximo Texto: Caro e escasso: Cheque especial paga maior juro desde 2000
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.