UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indicação durante o Copom é criticada

DA FOLHA ONLINE

O mercado financeiro recebeu com reserva e sem entusiasmo as indicações para três diretorias do Banco Central. Mais do que os nomes escolhidos, espantou o fato de o anúncio ter sido feito durante a reunião do Copom, da qual os diretores participam e devem definir novo aumento de juros.
A única unanimidade é a saída de Tereza Grossi da Diretoria de Fiscalização do BC. "Na Diretoria de Fiscalização, o destaque não é quem entra, mas quem sai. Grossi era uma fonte de ruído político, e, por esse lado, sua saída é positiva para o mercado", diz o economista Roberto Padovani, da Tendências Consultoria Integrada.
A surpresa ficou por conta da indicação de Luiz Augusto Candiota para substituir Luiz Fernando Figueiredo na Diretoria de Política Monetária, o cargo mais influente do BC no mercado financeiro, após o presidente. Padovani definiu a escolha como "o nome certo", mas outros consideraram o nome "inexpressivo".
Não havia expectativa de que o anúncio ocorresse durante a reunião do Copom, especialmente no momento em que os diretores destituídos discutem um provável aumento da taxa básica de juros da economia.


Texto Anterior: Diretora "foi tarde", diz Babá
Próximo Texto: Dança das cadeiras: Candiota substituirá Figueiredo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.