São Paulo, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido tem o primeiro deficit em janeiro desde 1993

DA REDAÇÃO

Com a arrecadação em queda, o governo britânico teve um deficit de 4,3 bilhões de libras no mês passado, na primeira vez em que os gastos em janeiro superaram a arrecadação desde pelo menos 1993, quando o atual levantamento teve início.
O número mostra as dificuldades encontradas pela economia britânica, já que janeiro é um mês tradicionalmente positivo para as contas públicas, com o pagamento de impostos sobre o lucro pelas empresas.
No ano passado, o PIB britânico se retraiu em 4,8%, a maior queda em 60 anos, enquanto o desemprego chegou ao maior nível desde 1996.
O dado expõe o dilema vivido pelo governo, que precisa aumentar os gastos para estimular a economia, enquanto arrecada menos porque o desemprego corrói o poder de compra e derruba o faturamento das empresas. Soma-se a isso o fato de as contas públicas dos europeus estarem sendo cada vez mais acompanhadas de perto. No Reino Unido, a dívida pública foi de 59,9% do PIB em janeiro, ante 50% um ano antes.


Texto Anterior: Obama cria comissão para reduzir deficit
Próximo Texto: Luiz Carlos Mendonça de Barros: Todos os olhos na economia americana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.