São Paulo, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obama cria comissão para reduzir deficit

DE NOVA YORK

O presidente dos EUA, Barack Obama, criou uma comissão bipartidária que deve sugerir formas de reduzir o deficit fiscal americano.
As recomendações dessa comissão deverão ser relatadas ao Congresso até o dia 1º de dezembro.
A meta é apresentar propostas capazes de fazer com que o deficit recue para 3% do PIB (Produto Interno Bruto) até 2015. O próprio governo estima um deficit recorde para o ano fiscal de 2010 (que acaba em setembro), de US$ 1,6 trilhão, o equivalente a 10,6% do PIB.
A proposta de criação de uma comissão bipartidária havia sido recusada no Senado. Apesar disso, Obama afirmou que espera contar com o apoio dos dois partidos para tratar do tema.
O presidente indicou como líderes da comissão o democrata Erskine Bowles, que atuou como chefe de gabinete (equivalente no Brasil ao ministro-chefe da Casa Civil) durante o governo de Bill Clinton, e o republicano Alan Simpson.
A comissão contará com 18 membros. Desse total, 12 serão escolhidos por líderes do Senado e da Câmara dos Representantes. Além dos dois líderes, o presidente escolhe outros quatro membros. Qualquer recomendação precisará do apoio de no mínimo 14 dos 18 participantes da comissão. (JL)


Texto Anterior: Fed eleva taxa de juro cobrada de bancos
Próximo Texto: Reino Unido tem o primeiro deficit em janeiro desde 1993
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.