São Paulo, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeita de nova falha eleva pressão sobre Toyota nos EUA

Presidente da empresa será ouvido no Congresso; no Brasil, montadora diz não haver problema

DA REDAÇÃO

A pressão sobre a Toyota cresceu após o anúncio de que os EUA farão investigação sobre suspeita de falha na direção do modelo Corolla. Autoridades americanas enviaram carta ao presidente-executivo da empresa, Akio Toyota, em que pedem que visite o Congresso para "esclarecer a situação".
A empresa afirmou que também investiga a eventual falha e disse que, caso o defeito seja confirmado, irá reparar os veículos. A Toyota informou que está avaliando as reclamações sobre o sistema de direção dos modelos 2009 e 2010 do Corolla, dos quais aproximadamente 550 mil foram vendidos na América do Norte. A montadora disse que realizará um recall somente se o problema representar risco à segurança.
A Toyota brasileira, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não há indícios de problemas no modelo Corolla vendido no país. No Brasil, o Corolla é fabricado na unidade de Indaiatuba (SP).
Segundo a montadora, a Toyota do Brasil não registrou nenhuma reclamação dos consumidores em relação à direção do Corolla, mas espera orientação da matriz sobre a suspeita.

Convocações
Nos últimos meses, a Toyota convocou o recall de 8,5 milhões de veículos no mundo, a maioria nos Estados Unidos, por falhas técnicas. Os anúncios de recall começaram no ano passado e abalaram a imagem da marca, que teve queda nas vendas mundiais.
No Brasil, a Toyota convocou recall para modelos Corolla fabricados de agosto de 1998 a outubro de 2001, por falha no freio, para alguns veículos fabricados em 2002, também por defeito no freio ou no motor, e um terceiro recall para os que foram feitos entre agosto de 2003 e abril de 2005, por problemas na transmissão automática. Os chassis convocados nos recalls podem ser consultados no site da montadora, www.toyota.com.br. Além das convocações para o Corolla, podem ser consultados os recalls para os outros modelos.

Com o "Financial Times"



Texto Anterior: Brasil estuda ir à OMC contra UE por açúcar
Próximo Texto: Varejo: Puxado por Brasil e China, lucro do Walmart cresce 24% no 4º tri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.