São Paulo, quinta-feira, 19 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abertura de escolas aumenta as contratações no setor de educação

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A criação de vagas na educação foi maior em fevereiro deste ano do que em igual mês de 2008. O período costuma gerar saldo positivo em razão do início das aulas, mas a abertura de escolas e o aumento nas matrículas nos últimos anos, principalmente no ensino básico, alavancaram as contratações.
Entre contratações e cortes de postos de trabalho, a educação teve saldo positivo de 35.389 vagas. Em fevereiro de 2008, o saldo foi de 31.489.
José Augusto Lourenço, presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, atribui o avanço à recuperação da economia e da renda até o terceiro trimestre de 2008. "O sonho das classes C e D é ter o filho na escola privada."
Lourenço afirma que as contratações ocorreram principalmente da educação básica ao ensino médio. No ensino superior privado, diz ele, desde 2007 há perda de alunos em razão do que diz ter sido um avanço desordenado nos cursos.
O presidente da federação diz, porém, que o setor não está imune aos efeitos da crise. Segundo ele, se o desemprego crescer em 2009, deve haver aumento da inadimplência.


Texto Anterior: País cria 9.000 vagas formais em fevereiro
Próximo Texto: Justiça mantém demissões na Embraer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.