São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras descobre novo campo no ES

DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras anunciou ontem a descoberta de um novo campo de petróleo leve (comercialmente mais valioso) na bacia do Espírito Santo. O volume estimado do novo campo é de aproximadamente 280 milhões de barris de óleo -reservatório tido de tamanho médio, mas importante por tratar-se de óleo de boa qualidade.
"Os dados obtidos até o momento sugerem que se trata de petróleo de excelente qualidade, aproximadamente 38º API [medida de densidade]", informa a Petrobras em nota.
A reserva foi detectada com a perfuração do poço 4-ESS-164A. Está localizada a 12 km a noroeste do campo de Golfinho, no qual já foi feita uma descoberta também de petróleo do tipo leve.
Também na bacia do Espírito Santo (a nova grande fronteira exploratória do país), recente perfuração em outro poço descobriu uma nova acumulação de petróleo, numa área adjacente ao campo de Golfinho.
Esse reservatório tem volume estimado entre 60 milhões e 80 milhões de barris de óleo.
Com isso, a Petrobras revisou para cima a previsão das reservas para o campo de Golfinho, que receberá, ao final deste ano, uma plataforma com capacidade de produção de 100 mil barris por dia e outra unidade em 2007 capaz de produzir igual volume diário de petróleo.
Com a revisão, as reservas do campo subiram de 250 milhões de barris de óleo equivalente (óleo e gás) para volumes entre 310 milhões e 330 milhões de barris.
Segundo a Petrobras, dos 17 poços perfurados até agora na província de petróleo leve da bacia do Espírito Santo (no entorno do campo de Golfinho), em 15 já se encontrou petróleo.
"Esse sucesso exploratório, com um índice de acerto de 88%, revela o grande potencial da bacia, onde deverão ser perfurados pelo menos dois novos poços até o final do ano", informa a Petrobras.
Com essas duas descobertas, as reservas potenciais da província de petróleo leve da bacia do Espírito Santo já atingem patamares de 600 milhões de barris de óleo equivalente.
Além do setor de óleo leve, há na bacia do Espírito Santo uma grande reserva de óleo pesado, na área denominada Parque das Baleias, onde está o campo de Jubarte. (PEDRO SOARES)


Texto Anterior: Preços do álcool mantêm queda em São Paulo
Próximo Texto: Gasto público: Irritado, Mantega promete rigor fiscal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.