São Paulo, sábado, 19 de abril de 2008

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GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Setubal nomeia Carbone principal executivo

Na maior mudança que promoveu desde que assumiu a presidência do Itaú, em 1994, Roberto Setubal anunciou ontem uma nova estrutura para o banco com uma ampla dança de cadeiras entre os seus principais executivos.
Nessa nova composição, o economista Geraldo Carbone, que presidia o BankBoston no Brasil quando foi comprado pelo Itaú em maio de 2006, torna-se o homem forte do banco ao assumir o cargo de vice-presidente sênior de toda a área de pessoa física, incluindo o Personnalité, que atende os clientes de alta renda.
Carbone, que ao assumir essa nova posição deixa automaticamente de ser membro do conselho de administração do banco, irá responder por cerca de 70% do total de operações do banco. Ele irá cuidar de mais de 3.000 agências, incluindo as cem do Personnalité, onde ficaram concentradas as operações do BankBoston.
No comunicado que fez, Roberto Setubal fez questão de deixar bem claro que Carbone terá total autonomia para tomar as decisões na sua área, assim como todos os outros novos vice-presidentes anunciados ontem.
Setubal disse que, com essa reformulação, pretende se dedicar menos ao dia-a-dia do banco. De acordo com ele, o cenário mais competitivo obrigou a tomar essas decisões para tornar o banco mais ágil.
Outros três executivos passaram a ocupar novos cargos também criados nessa nova estrutura do banco: Alfredo Setubal, irmão de Roberto, Sérgio Werlang e Antônio Carlos Barbosa de Oliveira, o Cao.
Alfredo Setubal passou a ocupar a vice-presidência sênior das áreas de mercado de capitais, seguro e previdência; Werlang, a vice-presidência de modelagem de crédito, controladoria, consultoria econômica e riscos; e Oliveira, que é vice-presidente do Itaú BBA, passa a acumular as áreas de auditoria, de segurança e jurídica.
Nessa nova estrutura do banco, Roberto Setubal definiu a criação de dez vice-presidências, que corresponderão a unidades de negócios com total autonomia dos seus executivos.
Os executivos que responderão pelas outras unidades de negócios são os seguintes: Rui Moraes Abreu (pessoa jurídica); José Francisco Canepa (Taií e cartões de crédito); Marco Bononi (veículos e crédito imobiliário); Antonio Matias (marketing e sustentabilidade); Rodolfo Fischer (tesouraria) e Ricardo Marino (recursos humanos e América Latina).
Roberto Setubal também anunciou ontem a aposentadoria de dois executivos do banco: Henri Penchas, que ocupava a área de controle do banco e passou para o conselho de administração; e Luciano Amaro, que respondia pela área jurídica e que irá atuar como consultor. Os dois completaram 62 anos de idade, o que pelo estatuto do banco os obriga a se aposentar.

DE ONDE VEM?

A TV Pinguim vai produzir, em parceria com uma produtora canadense, a série "De Onde Vem?", animação que ensina a origem de elementos do cotidiano, de vidro até espirro. A empresa já produz microprogramas, exibidos na TV Cultura nos intervalos comerciais. Hoje, são 20 programas de quatro minutos e meio e, com a parceria, serão 26, com 11 minutos cada um. "Com mais tempo, vamos contextualizar as dúvidas. A estrutura é baseada em uma personagem, a Kika, com quem o público-alvo tem identificação, pois está na idade do por quê", diz Kiko Mistrorigo, sócio da TV Pinguim. O investimento para produzir a série, que será traduzida para inglês, francês e espanhol, será de R$ 5,2 milhões.

POR CIMA

A Marko Sistemas Metálicos vai investir R$ 10 milhões na compra de equipamentos para a sua segunda fábrica, no Rio de Janeiro, que começa a funcionar em 2009. "Os produtos que a fábrica pretende produzir são o que há de mais avançado no segmento de cobertura metálica", diz Carlos Alberto Borges, presidente da Marko. A empresa fabrica um sistema de cobertura metálica chamado de roll-on, usado para cobrir grandes áreas, e tem patente do produto em 17 países. A Marko quer aumentar o faturamento em 20% neste ano.

INVESTIMENTOS
Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil, foi eleito ontem presidente da Waipa (World Association of Investments Promotion Agencies), entidade que representa as agências de promoção de investimentos de 149 países, com sede em Genebra. Teixeira teve apoio de 49 representantes de países da América Latina, da África, da Ásia e da Europa. O mandato será de dois anos.

O DIA D
Quarta-feira deve ser o Dia D da política industrial. Lula marcou reunião em Brasília para discutir o projeto com Dilma Rousseff, Guido Mantega e Luciano Coutinho. A meta é sair de lá com todas as pendências resolvidas. O ponto crítico é o montante de desonerações a ser concedido pelo governo.

O BARQUINHO VAI
O grupo espanhol Iberostar, dono de um barco-hotel que navega pelos rios Negro e Solimões, no Amazonas, espera alta de 17% no número de turistas transportados neste ano. Em 2007, foram 7.600 passageiros. Para a empresa, com as reservas confirmadas, a média anual de ocupação supera 50%.

COM "C"
Por conta do avanço do poder de compra da classe C, o Shopping Taboão, empreendimento do grupo Aliansce, investiu na expansão do centro de compras, que terá espaço para mais 50 lojas. A expectativa é aumentar o fluxo de público do shopping em 50%, e o faturamento, em 40%.

É A MAMÃE
O shopping atacadista Mega Polo Moda registra um aumento de 20% no volume de vendas em comparação com esse mesmo período do ano passado, que antecede o Dia das Mães. O shopping atacadista, que é o maior do Brasil, é um termômetro para as vendas futuras no varejo.


com JOANA CUNHA e VERENA FORNETTI


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