São Paulo, domingo, 19 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Como funciona o movimento de proteção cambial

DA REPORTAGEM LOCAL

Geralmente os investidores estrangeiros têm mais contratos de compra de ativos cambiais (que apostam na alta do dólar) no mercado futuro do que de venda (que apostam na queda da moeda norte-americana).
Eles usam o mercado futuro para se proteger de perdas que desvalorizações cambiais podem causar em outras aplicações que têm no país. Assim se perdem de um lado, ganham de outro.
Quando essa diferença entre contratos de compra e venda se acentua muito pode haver especulação. Foi o que aconteceu recentemente: a expectativa de alta do dólar fez o saldo líquido entre contratos de compra e venda de estrangeiros saltar de 9 mil, no dia primeiro de abril, para 25 mil em nove de maio, segundo dados da Future Analysis. No mesmo período, o dólar subiu de R$ 2,3 para R$ 2,47.
"Esse movimento de compra contribuiu para a alta do dólar e, quando a cotação chegou ao ponto máximo, esse e outros grupos começaram a reduzir posições de compra e o dólar caiu", afirmou Marcos Masagão, sócio da Future. (EF)


Texto Anterior: Finanças: Especulação do dólar foi montada em abril
Próximo Texto: Álcool e gasolina: Alta do óleo anima planos de carro "misto"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.