São Paulo, quarta-feira, 19 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A GAFE

Assessor critica governo em um microfone aberto

DO ENVIADO AO RIO

O cancelamento, na última hora, da participação de quatro representantes do governo acabou por afetar o primeiro dia de debates do 16º Fórum Nacional e gerou um comentário indiscreto de um assessor direto do ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento).
O programa original previa que a sessão de ontem fosse aberta pelo ministro Antonio Palocci (Fazenda). Também deveriam falar pela manhã o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), líder do governo no Senado, e o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcos Lisboa, além do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Carlos Lessa. Nenhum foi.
Sem notar que seu microfone estava ligado e com o som aberto, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Márcio Fortes, comentou: "Esse governo não dá pé. Um diz: eu não vou. O Fulano vai no meu lugar". E o Fulano também não vem", em referência indireta a Palocci e a Lisboa.
Diante da ausência de Palocci (cuja assessoria confirmara na véspera que ele não poderia comparecer) e de Lisboa, coube ao secretário de acompanhamento econômico do Ministério da Fazenda, José Tavares, que comparecera como espectador, fazer uma apresentação de improviso.
Tavares acabou por defender o governo diante da cobrança feita por Affonso Celso Pastore, ex-presidente do BC, para que fossem aprofundadas as reformas microeconômicas.
Segundo o organizador do Fórum, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, Palocci foi convocado para sessão no Senado. Mercadante informara que também não poderia comparecer porque participara de debates no Senado que se prolongaram até o início da madrugada de ontem.
Lessa, que havia pedido para comparecer ontem, foi acometido de uma virose, segundo sua assessoria. Por fim, Lisboa, segundo Reis Velloso, teria confirmado sua presença, mas ontem não dera explicações sobre a ausência. (JAD)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Câmbio está no "limite normal", avalia Furlan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.