São Paulo, sábado, 19 de maio de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Skaf leva a Mantega proposta de mudanças na lei cambial

Paulo Skaf (Fiesp) irá encaminhar nos próximos dias a Guido Mantega (Fazenda) uma série de propostas para tentar minimizar os efeitos sobre a sobrevalorização do real na economia. Skaf esteve ontem com Mantega em São Paulo e manifestou preocupação principalmente com os setores da indústria com capital mais intensivo em mão-de-obra.
"Temos de encontrar caminhos para minimizar os efeitos da apreciação cambial sobre alguns setores que estão sofrendo bastante com o problema", diz Skaf. "Temos de pensar em algumas desonerações para aliviar a questão."
Skaf disse que, no encontro, levou várias propostas a Mantega. Entre elas, a de mudar a legislação cambial, que é muito antiga e foi elaborada quando o objetivo era o de incentivar a entrada de recursos no país. Hoje, o problema é o oposto. A necessidade é mandar mais dólares para o exterior com o objetivo de buscar um equilíbrio maior em relação à montanha de dinheiro que ingressa no país.
A proposta de Skaf é a de o governo liberalizar a legislação para permitir a remessa de recursos ao exterior. Hoje, os exportadores já podem abrir uma conta lá fora para deixar 30% das vendas. Skaf acha que o governo poderia ampliar esse percentual para 70%. Ele irá se reunir nos próximos dias com os exportadores para discutir essa questão.
Skaf também defendeu a aceleração da queda dos juros para tentar conter os recursos que entram no país com a finalidade de investir em títulos públicos. Ele está convencido de que uma boa parte desse dinheiro entra com esse objetivo.
Outro tema da conversa foi a reforma tributária. Skaf acertou com Mantega que a Fiesp também irá participar das discussões dentro do governo de reforma tributária. Skaf criou, na Fiesp, recentemente, um grupo de trabalho com o objetivo de estudar propostas de reforma tributária
Também foi levada a Mantega por Skaf a preocupação com a Lei Geral da Microempresa, que entra em vigor no dia 1º de julho e ainda não foi regulamentada.

BARBA FEITA
A Bic lança neste mês no mercado brasileiro seu novo barbeador descartável com três lâminas. Com investimentos de 10 milhões, o produto será fabricado no Brasil e distribuído para toda a América Latina. "Já tínhamos um produto similar, fabricado anteriormente na Grécia. Agora teremos um brasileiro com inovações tecnológicas, cabo ergonômico e cabeça móvel", diz Aroldo Fontes, presidente da Bic. Segundo ele, este é o segmento da linha de barbeadores que mais cresce no país -75%, de 2004 para 2005, e 56%, de 2005 para 2006. "Além do crescimento agressivo, é um produto com mais valor agregado. Identificamos aí uma oportunidade", afirma. Em cinco anos, segundo Fontes, a Bic cresceu 60% em barbeadores.

TELEFONISTA
A empresa de telemarketing Contractors Contact Center se prepara inaugurar, em junho, mais uma unidade. Com investimento de R$ 10 milhões, a terceira unidade da empresa terá 3.350 m2 e abrigará também um centro de capacitação e treinamento. Valdik Guerra, presidente da empresa, afirma que a operação deve gerar 2.000 empregos diretos.

VIDA PRIVADA
Demian Fiocca, ex-BNDES, decidiu que não vai mesmo para o governo. Fiocca voltará para a iniciativa privada.

GLOBALIZAÇÃO
A quarta edição do Congresso Anbid de Fundos de Investimento será realizada nos dias 30 e 31, em São Paulo. Armínio Fraga, ex-BC, Farley Thomas, diretor mundial do HSBC, e James Hirschann, diretor mundial da gestora Western, discutirão a globalização da indústria. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles encerra o evento.

CELULAR
O Brasil está bem atrás de outros países da América Latina na utilização de serviços de dados móveis. Mesmo com 102 milhões de clientes, só 6% da receita média por usuário é usada para dados (SMS, down-loads de ringtones, protetores de tela, aplicações, fotos e vídeos). No Equador esse número chega a 23%, e na Venezuela, atinge 21%. Para Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a América Latina e o Caribe, essa taxa se deve às políticas adotadas em cada país.

NA LINHA
As operadoras reduziram sua participação de mercado, segundo dados do balanço do setor de telefonia móvel da Anatel para o mês de abril. Apenas a Claro apresentou crescimento, de 0,15%. A Vivo e a TIM tiveram variações negativas de 0,08%, e 0,06% respectivamente. A participação da Oi permaneceu inalterada.

CAPITALISMO
A americana Polo Ralph Lauren vendeu todo o estoque de bolsas de couro de crocodilo no dia em que inaugurou sua principal loja em Moscou. A grife abriu suas primeiras lojas nesta semana na cidade. A bolsa Ricky, que leva o nome da mulher do presidente do conselho administrativo da Ralph Lauren, foi comercializada por 16 mil. Os produtos de luxo respondem por 10% das vendas do varejo na Rússia.

BORBULHANTE
A Chandon vai mudar as garrafas de todas as suas variedades de bebidas. A primeira delas será o espumante Passion, que muda de cara para o Dia dos Namorados.

ECOLÓGICO
A matriz do Carrefour passou a usar apenas papel reciclado para imprimir. São mais de 1 milhão de páginas por mês em 86 impressoras.


com ISABELLE MOREIRA e JOANA CUNHA

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