São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado melhora apesar de novas captações de recursos

DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas brasileiras tiveram bons resultados no primeiro trimestre mesmo tendo realizado uma série de captações de recursos que poderiam ter impacto negativo nos balanços.
O economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, compara essas captações a uma cobra gigante que engoliu um boi. "A digestão foi rápida. Em outros momentos, demoraria mais tempo para essas companhias assimilarem essas operações e manter o lucro", diz.
Em uma amostra menos representativa da Austin Rating, mas que exclui do cálculo companhias que tiveram grandes variações em seus resultados no trimestre, o aumento do lucro de 120 empresas com ações na Bolsa foi superior a 9% reais.
Marcela Prada, economista da Tendências, afirma, porém, que o segundo semestre deste ano deve trazer uma desaceleração maior para a economia.
"Até aqui não há sinais de desaquecimento. Mas o quadro inflacionário está piorando bem, e o destaque é uma forte alta vinda de fora, via importações, tanto de produtos agrícolas como não-agrícolas", diz.

Déficit com o mundo
Hoje, cerca de 20% da produção brasileira depende de insumos comprados fora. Com a alta generalizada de preços no exterior, o Brasil não apenas passou a importar inflação como tende a ampliar o déficit nas suas transações com o resto do mundo, que deve alcançar US$ 23 bilhões neste ano.
É praticamente inevitável que essas pressões de custos sejam repassadas aos consumidores finais depois que, em um primeiro momento, as empresas tiverem encolhido um pouco suas margens.
Para Luiz Rabi, economista da MCM, os custos de produção das indústrias tendem a continuar crescendo por conta da inflação doméstica e dos importados.
"A margem de lucro deve cair mais entre os setores que têm uma competição mais direta com os importados e, portanto, menos espaço para repassar custos a seus produtos", diz.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Dois consórcios disputam hoje leilão da hidrelétrica de Jirau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.