São Paulo, sexta-feira, 19 de junho de 2009

Texto Anterior | Índice

REGULAMENTAÇÃO 2

Autoridades suíças querem poder para desmembrar bancos

DA REDAÇÃO

As autoridades suíças estudam aumentar poderes emergenciais que lhes permitam até reduzir o tamanho de grandes bancos como UBS e Credit Suisse para diminuir o impacto deles sobre o resto da economia.
A ideia de restringir os tamanho dos bancos deve ir adiante, a não ser que as autoridades globais criem um sistema para lidar com a quebra de grandes instituições.
"Existem vantagens no tamanho [...], mas, no caso dos grandes bancos internacionais, as evidências empíricas parecem mostrar que essas instituições há muito tempo excederam o tamanho necessário para tirar proveito pleno dessas vantagens", disse Philipp Hildebrand, vice-presidente do BC suíço.
As preocupações das autoridades sobre os riscos que o UBS e o Credit Suisse impõem sobre a economia cresceram depois que eles tiveram perdas bilionárias devido à crise. Juntos, os bancos têm ativos que equivalem a seis vezes o PIB suíço.

Com o "Financial Times"



Texto Anterior: Regulamentação 1: Congressista ataca plano que eleva poderes do BC americano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.