São Paulo, sexta-feira, 19 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REGULAMENTAÇÃO 1

Congressista ataca plano que eleva poderes do BC americano

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

No primeiro dia de discussões no Congresso dos EUA, o novo plano de regulamentação do mercado financeiro do presidente Barack Obama recebeu questionamentos incisivos de parlamentares. O principal, sobre o aumento dos poderes do Fed (o banco central dos EUA).
"O Fed não tem a designação necessária de supervisionar a possibilidade de riscos sistêmicos", afirmou o senador Richard Shelby, principal representante do Partido Republicano, de oposição a Obama, no Comitê de Bancos do Senado.
Obama lançou na quarta-feira o mais ambicioso plano de regulamentação financeira no país desde 1930.
O programa atinge bancos, seguradoras, empresas do setor de crédito e gigantes das áreas industrial e comercial. Qualquer empresa que tiver atividades financeiras, mesmo que para financiar o consumo, poderá ficar sob o guarda-chuva do programa.
As reformas, que terão de ser aprovadas pelo Congresso, incluem três pontos principais: maior poder de intervenção do governo no mercado, com autoridade para o Fed assumir empresas consideradas "grandes demais para cair"; mais transparência e aumento das necessidades de capital nos bancos para que resistam a novas crises; e mais proteção aos consumidores de produtos financeiros (como empréstimos ao consumo e imobiliários).
As mudanças propostas pela administração Obama precisarão do apoio da maioria dos senadores e da Câmara de Representantes.
O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, exortou o Congresso a aprovar o plano o quanto antes.
Ambicioso e apresentado como alternativa para evitar a repetição dos eventos que levaram à chamada Grande Recessão, o novo plano de regulamentação do governo Obama será alvo de intenso bombardeio de lobistas na sua tramitação, que deve levar meses no Congresso.


Texto Anterior: Emergente põe EUA e Europa na berlinda
Próximo Texto: Regulamentação 2: Autoridades suíças querem poder para desmembrar bancos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.