São Paulo, quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PIB do Chile cai 4,5% no 2º trimestre

DA REDAÇÃO

O PIB chileno teve no segundo trimestre a maior queda em duas décadas e a economia do país entrou em recessão pela primeira vez em dez anos.
O PIB da quinta maior economia sul-americana se contraiu em 4,5% em relação ao segundo trimestre de 2008 -recuo de 2,3% no primeiro.
Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, a queda de abril a junho foi de 0,4%. A retração no consumo global devido à crise teve impacto não só nas exportações (como cobre e pescados) mas também na demanda interna.
Apesar da recessão, analistas dizem que o pior parece ter passado para a economia chilena. "O resultado trimestral esconde a mensagem encorajadora dos dados mensais de que a economia já está se recuperando", afirmou Luis Arcentales, economista do Morgan Stanley.
No mesmo rumo foi o BC chileno, que disse na semana passada que os dados da produção industrial sinalizam que o PIB parou de encolher.
A reunião de quinta-feira foi a primeira neste ano em que a entidade não reduziu os juros, que estão em 0,5% -eram de 8,25%, em setembro de 2008.

Com a Bloomberg



Texto Anterior: Vizinho: Argentina prevê crescer 2,7% em 2010
Próximo Texto: FMI alerta sobre fim dos estímulos fiscais nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.