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Suzuki volta para disputar mercado de jipes
Montadora saiu do país em 2003 por conta da disparada do dólar; agora, enfrenta nova alta da moeda americana
PAULO DE ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Cinco anos após ver suas
operações inviabilizadas no
Brasil por causa da disparada
do dólar, a Suzuki decidiu voltar para o mercado automotivo
do país, contando com o aquecimento das vendas internas,
especialmente no segmento de
utilitários esportivos.
Dissociada do setor de motos, a montadora japonesa
-que retorna sob o nome de
Suzuki Veículos do Brasil- lançará em outubro o Grand Vitara para disputar o mercado dos
chamados SUVs (Veículos Utilitários Esportivos, na sigla em
inglês). O preço vai variar de R$
89,7 mil a R$ 94,7 mil. Entre dezembro e janeiro, a Suzuki pretende trazer também o Jimny,
um jipe compacto, por um valor de cerca de R$ 60 mil.
Inicialmente, a empresa
atuará no Brasil como importadora. Essa é a fase final de montagem de sua rede de distribuição. A idéia é inaugurar em outubro dez pontos de vendas, em
cidades como São Paulo, Rio e
Belo Horizonte. Até 2009, a
empresa pretende contar com
até 30 concessionárias.
Depois de se ver forçada a
deixar o país, em um contexto
no qual o dólar bateu os R$ 3,60
e derrubou suas vendas, a montadora volta a se instalar justamente no momento em que a
moeda norte-americana retoma uma trajetória de alta. Apenas nos últimos 30 dias, o dólar
registrou valorização de 17%.
"Mas não voltamos por causa
do dólar. Vemos que o mercado
está se consolidando em um
patamar forte, e o segmento
dos utilitários é um dos que
mais crescem. Se o dólar continuar se apreciando, todos terão
de reavaliar seus preços", afirma o presidente da Suzuki no
Brasil, Alexandre Câmara.
De acordo com a Fenabrave
(Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas dos utilitários
cresceram 49,94% nos oito primeiros meses deste ano contra
igual período de 2007.
A meta da Suzuki é vender 20
unidades por concessionária a
cada mês. Dessa forma, ao fim
de 2009, a montadora terá colocado no mercado 600 unidades por mês, diz Câmara.
Fábrica no país
A se concretizar a previsão de
vendas, a Suzuki pretende se
instalar como fabricante, provavelmente em Goiás. Segundo
Câmara, já foi firmada uma carta de intenções no Japão nesse
sentido. Agora, falta um estudo
de viabilidade.
"Vamos testar o mercado antes, sentir como está a aceitação do produto", afirma o presidente da Suzuki.
A volta ao Brasil faz parte do
plano de expansão da Suzuki
fora do Japão -e em direção a
mercados emergentes, como
China e Índia. "E o Brasil é o
sexto mercado. O mundo todo
está interessado."
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