São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

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Suzuki volta para disputar mercado de jipes

Montadora saiu do país em 2003 por conta da disparada do dólar; agora, enfrenta nova alta da moeda americana

PAULO DE ARAUJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cinco anos após ver suas operações inviabilizadas no Brasil por causa da disparada do dólar, a Suzuki decidiu voltar para o mercado automotivo do país, contando com o aquecimento das vendas internas, especialmente no segmento de utilitários esportivos.
Dissociada do setor de motos, a montadora japonesa -que retorna sob o nome de Suzuki Veículos do Brasil- lançará em outubro o Grand Vitara para disputar o mercado dos chamados SUVs (Veículos Utilitários Esportivos, na sigla em inglês). O preço vai variar de R$ 89,7 mil a R$ 94,7 mil. Entre dezembro e janeiro, a Suzuki pretende trazer também o Jimny, um jipe compacto, por um valor de cerca de R$ 60 mil.
Inicialmente, a empresa atuará no Brasil como importadora. Essa é a fase final de montagem de sua rede de distribuição. A idéia é inaugurar em outubro dez pontos de vendas, em cidades como São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Até 2009, a empresa pretende contar com até 30 concessionárias.
Depois de se ver forçada a deixar o país, em um contexto no qual o dólar bateu os R$ 3,60 e derrubou suas vendas, a montadora volta a se instalar justamente no momento em que a moeda norte-americana retoma uma trajetória de alta. Apenas nos últimos 30 dias, o dólar registrou valorização de 17%.
"Mas não voltamos por causa do dólar. Vemos que o mercado está se consolidando em um patamar forte, e o segmento dos utilitários é um dos que mais crescem. Se o dólar continuar se apreciando, todos terão de reavaliar seus preços", afirma o presidente da Suzuki no Brasil, Alexandre Câmara.
De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas dos utilitários cresceram 49,94% nos oito primeiros meses deste ano contra igual período de 2007.
A meta da Suzuki é vender 20 unidades por concessionária a cada mês. Dessa forma, ao fim de 2009, a montadora terá colocado no mercado 600 unidades por mês, diz Câmara.

Fábrica no país
A se concretizar a previsão de vendas, a Suzuki pretende se instalar como fabricante, provavelmente em Goiás. Segundo Câmara, já foi firmada uma carta de intenções no Japão nesse sentido. Agora, falta um estudo de viabilidade.
"Vamos testar o mercado antes, sentir como está a aceitação do produto", afirma o presidente da Suzuki.
A volta ao Brasil faz parte do plano de expansão da Suzuki fora do Japão -e em direção a mercados emergentes, como China e Índia. "E o Brasil é o sexto mercado. O mundo todo está interessado."


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