São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 2008

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Magazine Luiza chega à Grande São Paulo nesta 2ª

Terceira rede de eletrodomésticos e móveis do país abre 44 lojas no mesmo dia

Investimento nessas unidades não foi revelado; previsão é chegar a R$ 150 mi com as 100 lojas que serão abertas até 2010

Rivaldo Gomes - 5.jan.07/Folha Imagem
Liquidação do Magazine Luiza, que chega à Grande São Paulo

TATIANA RESENDE
DA REDAÇÃO

O Magazine Luiza, terceira maior rede varejista de eletrodomésticos e móveis do país, chega à Grande São Paulo na próxima segunda-feira com a abertura de 44 lojas, com maior concentração na zona leste da capital e cinco unidades em shopping centers.
O investimento nessas unidades não foi revelado, mas a previsão é chegar a R$ 150 milhões com as 100 lojas que deverão ser abertas até 2010, entre recursos próprios, financiamento do BNDES e outras fontes ainda não definidas.
A projeção inicial era abrir 50 lojas no mesmo dia, sonho antigo da fundadora da rede, Luiza Trajano, mas houve problemas com as obras. Por isso, três unidades serão inauguradas até o próximo mês e mais cinco, totalizando 52, até o final do ano. A previsão é que o faturamento deste ano alcance R$ 3,4 bilhões, 32% acima do de 2007.
Desse total, 27 pontos eram imóveis antes alugados à rede Kolumbus, que encerrou as atividades no ano passado.
"Nós sabemos que vamos errar, mas confiamos plenamente na nossa capacidade de redirecionar o erro", afirmou a superintendente Luiza Helena Trajano ontem ao apresentar a loja-conceito que será aberta no Shopping Aricanduva, com layout diferenciado e oferta de serviços gratuitos.
No início do ano, conta, os principais parceiros foram chamados para "ajudar" a entrar no mercado paulistano, mas ela refuta a palavra "enxoval", prática na qual o fornecedor presenteia a rede com parte do estoque de uma nova loja.
Para facilitar o acesso de novos clientes, a rede já tem um pré-cadastro de 2,8 milhões de consumidores com bom histórico de pagamento na Grande São Paulo. O cartão de crédito da empresa, em parceria com o Unibanco, já responde por 26% das vendas.
A rede, que tem sede em Franca (SP), completou 50 anos em novembro. No ano passado, abriu um centro de distribuição em Louveira (SP), com 240 mil metros quadrados, de olho no plano de expansão. Uma pesquisa feita pela empresa nas regiões onde vai atuar na Grande São Paulo mostrou que 54% dos entrevistados fazem compra no bairro onde moram, por isso, aponta o diretor de vendas e marketing Frederico Trajano, a estratégia tinha que ser pulverizada. Sem revelar detalhes, o executivo adiantou que haverá uma semana inteira de promoções nas lojas que serão inauguradas.
O Magazine Luiza atua em sete Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e tem atualmente 397 lojas. O líder em vendas no segmento, as Casas Bahia, possui 550, das quais 150 na Grande São Paulo. Já o Ponto Frio tem 111 das 437.
Para Claudio Felisoni, coordenador do Provar (Programa de Administração do Varejo) da USP, o momento de chegada a São Paulo não é tão propício por causa da crise no mercado financeiro, "que gera um ambiente mais pessimista". Sobre a abertura de uma grande quantidade de lojas ao mesmo tempo, ele concorda que é uma boa estratégia porque "vendem produtos que são commodities, com baixa margem [de lucro]".
Eugênio Foganholo, da consultoria Mixxer, acha que São Paulo "tinha um vácuo de comparabilidade": faltava mais uma grande rede para os consumidores pesquisarem preços. Na sua opinião, a rede vai abocanhar mais mercado do Ponto Frio do que das Casas Bahia.


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