São Paulo, quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO DE TRABALHO

Produção de fim de ano eleva emprego na indústria de SP

DA REUTERS

O emprego na indústria paulista teve em setembro a maior alta desde maio, em um movimento atrasado de preparação para atendimento das encomendas para as festas de final de ano.
O índice de emprego subiu 0,28% em setembro ante agosto, sem ajuste sazonal, seguindo a queda de 0,13% no mês anterior, segundo o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). Foram abertos de 5.974 postos de trabalho no setor.
"O emprego na indústria mostrou um desempenho mais favorável em setembro", disse Carlos Cavalcanti, economista da entidade. "A indústria passou a contratar tanto para atendimento imediato das encomendas do comércio como para a conhecida preparação para o final de ano", acrescentou.
No terceiro trimestre, a indústria costuma aumentar sua produção, e conseqüentemente contratar mais. Esse movimento costuma ocorrer em agosto, mas neste ano foi atrasado, devido a um certo desaquecimento da economia, segundo o Ciesp.
De acordo com Cavalcanti, o "atendimento imediato" ao varejo que levou a indústria a contratar mais ocorreu após o bom desempenho do comércio em agosto.
Entre os 21 setores da indústria pesquisados, 14 tiveram aumento do emprego em setembro e sete registraram demissões. Os destaques de alta ficaram com os setores de metalúrgica, com avanço de 0,56% do emprego. A maior queda percentual foi apurada em artigos de borracha, de 0,68%.
Na Grande São Paulo, o emprego avançou 0,14% sobre agosto e no interior do Estado, houve crescimento de 0,32%.


Texto Anterior: Receitas extras ajudam governo a obter novo recorde na arrecadação tributária
Próximo Texto: Pesquisa: Ajuda de imigrantes latinos é de US$ 60 bi em 2006, diz Bid
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.