São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Inadimplência cai em 10 anos, diz pesquisa

As famílias têm procurado cada vez mais controlar seus gastos para evitar atrasos nos pagamentos das contas. Em setembro, o descontrole dos gastos respondeu por apenas 9% da inadimplência em São Paulo. Há dez anos, esse fator respondia por 22% dos atrasos, e, em 2002, por 15%.
A principal razão da inadimplência é o desemprego pessoal ou de alguém da família. O desemprego foi responsável, em setembro, por 59% dos pagamentos em atraso. Há dez anos, respondia por 39%, e, em 2002, por 50%.
Esses dados constam da pesquisa semestral Perfil da Inadimplência, realizada em setembro pela Associação Comercial de São Paulo, com pessoas que estão no cadastro de inadimplentes do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A pesquisa é realizada há dez anos, sempre nos meses de março e setembro.
O cadastro do SCPC registra inadimplentes em lojas de varejo, financeiras ou bancos. Para a pesquisa de setembro, a Associação Comercial de São Paulo entrevistou 851 pessoas.
Para o economista Marceo Solimeo, superintendente da Associação Comercial de São Paulo, um dos destaques do estudo foi o fato de o descontrole dos gastos não ser mais um importante fator da inadimplência, o que mostra que os consumidores estão mais conscientes e esclarecidos dos riscos do endividamento.
"Se o setor público tivesse essa mesma consciência, o governo até poderia pensar em abrir mão da prorrogação da CPMF", diz Solimeo.
Outro dado que chama a atenção é o aumento da participação da mulher no cadastro do SCPC, nos dez anos da pesquisa. Em 1997, as mulheres respondiam por apenas 28% da inadimplência, e, em setembro passado, por 42%. Em relação a 2002 houve até um decréscimo, já que o percentual de mulheres inadimplentes naquela época era de 43%.
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, muitos lojistas afirmam que, no geral, as mulheres são mais responsáveis para honrar compromissos financeiros.
A maior diferença entre a pesquisa atual e a de dez anos atrás é a existência do crédito consignado. Do universo pesquisado, 17% recorreram a esse tipo de empréstimo. Desses, 63% disseram que o dinheiro foi usado para pagar dívidas e 13% para reformar um imóvel.
O curioso é que, apesar de o consignado ajudar na redução da inadimplência em outras áreas, 47% dos entrevistados informaram que o pagamento das parcelas do empréstimo foi o motivo da dívida atual.

Empresa lança "manutenção volante" em SP

A Álamo, empresa de manutenção predial e industrial, acaba de inaugurar um novo serviço. A empresa -que oferece terceirização de trabalhos de encanadores, bombeiros hidráulicos, eletricistas, mecânico de refrigeração e serralheiro- passa a deixar um carro disponível em diferentes regiões.
Com isso, segundo Luiz Eduardo Mendonça, vice-presidente de operações da Álamo, o funcionário não fica mais parado dentro de uma única empresa cliente, mas próximo a várias e com possibilidade de locomoção.
Batizado de "manutenção volante", o serviço tem, entre os objetivos, a redução dos gastos. "A vantagem é que podemos oferecer um custo mais baixo", afirma o executivo.

TAL AVÔ, TAL NETO

Um dos primeiros lojistas do Iguatemi, Diogo Queiroz Gadelha, que acumula 40 anos de experiência com sua Center Sport, assina parceria com o neto Roberto Coelho, representante no Brasil da esportiva-fashion inglesa Gola. Coelho inaugura, na loja do avô, um espaço da grife. A novidade vem depois de um ano de presença em multimarcas como a Daslu e Pala Pala. Além de Gola, Roberto Coelho pretende expandir o mix com nomes como Jansport, Quicksilver, Oakley, Element, Kangol e Crocs.

ROCK DO CARBONO
A Panozon, de Pedro Paulo Diniz, será parceira do festival de música Power to the Peaceful, que acontece pela primeira vez no Brasil, em dezembro, no parque Burle Marx. A empresa assumiu a neutralização de carbono do evento.

FERMENTO
O Estado de São Paulo terá, até o fim do mês, 22 novas unidades da Americanas Express Blockbuster. Foram investidos R$ 8,8 milhões.

PORTO EM DEBATE
A Abdib faz ciclo de reuniões para traçar, na ótica dos investidores, diagnóstico dos problemas do setor portuário e debater propostas. O primeiro encontro ocorre na quarta (dia 24), na sede da entidade, em SP.

AUTÓGRAFO
O enólogo italiano Angelo Gaja vem a SP, na segunda, para autografar o livro "A Arte de Fazer um Grande Vinho", de Edward Steinberg, que conta sua história.

IMOBILIÁRIO
O Banco Central vai reunir, na Bahia, especialistas do governo, de organismos internacionais e do setor privado para discutir os mercados de crédito imobiliário e da construção civil. A Conferência Internacional de Crédito Imobiliário será realizada pelo BC em Salvador, entre os dias 7 a 9 de novembro. O evento vai avaliar o desempenho recente e as oportunidades surgidas nos mercados.

CARTILHA
A Serasa lança hoje um guia voltado para a educação com distribuição gratuita em todo o país. Trata-se de um manual de dicas sobre como educar os filhos, desde a infância até a adolescência. A publicação trará orientações de especialistas como Mario Sergio Cortella, Rosely Sayão, Içami Tiba, Lidia Rosenberg Aratangy, entre outros.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA


Próximo Texto: Senado amplia a licença-maternidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.