São Paulo, sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega diz que, sob crise, país precisa do Fundo

DO ENVIADO A WASHINGTON

O ministro Guido Mantega (Fazenda) admite que o Brasil e demais emergentes continuarão dependendo do FMI em caso de uma crise financeira.
De acordo com ele, a proposta de alguns países latino-americanos de criar o chamado Banco do Sul restringe-se à adoção de mecanismos de financiamento para investimentos produtivos.
"Estamos falando em um banco de desenvolvimento para financiar projetos. Em caso de crise, permanece o FMI", disse. Depois, Mantega afirmou que, no futuro, os países envolvidos no Banco do Sul poderiam pensar na criação de outro órgão com os mesmos propósitos do FMI.
Questionado se a eventual operação do Banco do Sul na concessão de financiamentos a países em desenvolvimento da região não seria uma sobreposição ao papel já exercido pelo Banco Mundial, Mantega afirmou que "a competição é salutar".
(FCZ)


Texto Anterior: De saída, Rato afirma que criticar FMI não é atitude "inteligente"
Próximo Texto: Mídia: EUA podem flexibilizar lei de comunicações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.