São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Industriais se dividem em críticas e elogios ao ex-presidente do BNDES

DA REPORTAGEM LOCAL

O atrito entre o ex-presidente do BNDES, Carlos Lessa, e alguns membros do governo Lula foi, na avaliação da CNI (Confederação Nacional da Indústria), razão suficiente para o afastamento de Lessa do cargo.
"Sempre tivemos, na CNI, um grande apreço pela diretoria do BNDES e pelo professor Lessa, mas entendo que não é possível existir, no âmbito da própria equipe do governo, discussões sobre os rumos da política econômica. Isso não é adequado", escreveu ontem Armando Monteiro Neto, presidente da CNI.
Também em nota, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, imprimiu um tom neutro. "A passagem de Carlos Lessa pelo BNDES foi marcada pelo seu estilo próprio de trabalho, tendo cumprido sua missão. [...]. Por outro lado, já olhando para o futuro, Guido Mantega é igualmente íntegro, preparado e com muito trânsito no governo."
Claudio Vaz, presidente do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), fez críticas à atuação de Lessa. "O Lessa é um acadêmico que tem história importante no pensamento moderno do país. Agora, como executivo, ele não tem experiência. O BNDES precisa de pensadores e operadores. O Guido Mantega já é mais integrado com a equipe econômica."
Paulo Godoy, presidente da Abdib (associação da indústria de base e de infra-estrutura), disse apenas que "a troca de diretores e presidentes em órgãos públicos é natural".
Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, afirmou que, "infelizmente, há muitos anos, o BNDES vem financiando pouco o pequeno empresário do setor de comércio e serviços. Esperamos que, com o novo presidente, o banco passe a dar maior atenção a esses empreendedores".
Já o presidente da Abimaq (associação da indústria de máquinas), Newton de Mello, lamentou a substituição de Lessa. "Era um nacionalista que defendia o investimento produtivo. Vemos com preocupação a sua saída".


Texto Anterior: Palocci "ganhou, mas não levou" no caso de Lessa, afirma Beluzzo
Próximo Texto: Sindicalistas dizem lamentar troca no banco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.