São Paulo, segunda-feira, 19 de novembro de 2007

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GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Grandes donos de reservas não usam concessão, diz EPE

Nenhum, entre os maiores detentores mundiais de reservas de óleo e gás do mundo, adota o regime de concessão para exploração de petróleo. Os países com maior reserva usam o modelo de partilha ou de prestação de serviços, segundo Maurício Tomalsquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), que faz pesquisas para o planejamento do setor energético para o Ministério de Minas e Energia.
Rússia, Qatar, Iraque e Nigéria usam o modelo de partilha. Já Irã, Arábia Saudita, Kuait e Venezuela adotam a prestação de serviços.
O Brasil adota o modelo de concessões, em que a companhia estrangeira explora por sua conta e risco e paga, em troca, royalties, Imposto de Renda e taxa de arrendamento.
No modelo de partilha, a estatal de petróleo do país fica com a produção e é dona de equipamentos e instalações. A empresa estrangeira assume riscos técnicos e financeiros e, após recuperar os custos, a produção é rateada entre ambas. Já no modelo de prestação de serviços, o dono da reserva é proprietário de todos os ativos e apenas contrata prestadores de serviço.
"Ainda não podemos afirmar com certeza que o Brasil mudou de patamar, entrando para o grupo de grandes donos de reservas", afirma Tomalsquim. "Porém existe essa perspectiva e, antes de licitar a área de maior potencial, é preciso discutir as opções."
Segundo ele, o regime fiscal ótimo é aquele em que, quanto maior o potencial geológico, maior o interesse das empresas petrolíferas e, conseqüentemente, a retirada pelo Estado. "Os dados mostram exatamente isso: países que têm grande potencial e condições geológicas favoráveis usam sistemas que trazem maior renda para a União", afirma.
Para Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia) da UFRJ, a discussão faz sentido. "Existe relação entre o risco do investimento e a possibilidade de o país que vai receber o investimento tirar vantagem disso."
E as necessárias mudanças na Lei do Petróleo, para que um regime de exploração diferente possa ser implantado? "A lei existe, mas pode ser mudada", diz Pinguelli. "As empresas mudam contratos o tempo todo, dependendo de seus interesses. Cabe uma discussão pragmática sobre o assunto."

PARCERIA
A escola de negócios suíça IMD (International Institute for Management Development) e a Coca-Cola Company acabam de anunciar uma parceria que prevê a criação de uma cadeira com currículo focado em educação executiva e pesquisa da dinâmica de vendas e marketing de consumo. A cadeira vai financiar o salário de um professor e as pesquisas na área determinada pela Coca-Cola. Ela será ocupada pelo professor John Walsh, diretor do programa de MBA Executivo.

NEGÓCIO VERDE
A rede de produtos naturais e orgânicos e bem-estar Mundo Verde encerrará 2007 com crescimento de 40% em São Paulo, quatro vezes superior ao resto do país. Até dezembro, a empresa abre novas unidades franqueadas. O investimento total é de R$ 1,2 milhão.

TURBINADO
A Racional engenharia entrega neste mês três obras de grande porte -um centro de distribuição para a Kimberly-Clark, um shopping center, o Shopping Metrô Itaquera, e uma torre de escritórios, a Professional Tower, integrada ao MorumbiShopping, em São Paulo. Os três projetos totalizam 360.000 m2.

CASA BAIANA
A Lopes, consultora e intermediadora de imóveis, liderou as vendas do Le Parc, primeiro empreendimento comercializado pela empresa em Salvador. No fim de semana de lançamento do residencial da Cyrela, a Lopes bateu em 15% o resultado da Brito & Amoedo. Foram lançadas 6 das 18 torres que compõem o empreendimento. A Lopes abriu escritório na Bahia em julho e está presente em dez Estados brasileiros.

A SECO

Acaba de chegar a São Paulo um serviço de limpeza de ambientes semelhante à lavagem a seco realizada em carros. A Limter, de terceirização de mão-de-obra, acaba de lançar a "revitalização ecologicamente correta", tecnologia da americana Ceiling Pro Internacional, de que é concessionária, para tetos (mineral, acústico, gesso, metálico, PVC, vinil, madeira etc.), fachadas, paredes, grades, divisórias, telhas em geral, azulejos, painéis, lona, monumentos e estruturas metálicas. Entre os clientes, estão Unibanco, Kellog's, Bradesco e Sam's Club.

NO PAPEL
Francisco Britto e Luiz Wever, autores de "Empreendedores Brasileiros", e Marcelo Melo produzem um livro sobre os 30 anos da Datasul, que conta a trajetória do fundador da empresa Miguel Abuhab, cuja história se confunde com a história da tecnologia no país. A publicação deve sair em abril.

DESIGN ITALIANO
Entre os dias 21 deste mês e 21 de dezembro de 2008, será aberta a exposição Milano: Buon Gusto, Buon Design!, que apresenta o showroom da Macef - Salão Internacional da Casa, uma das maiores feiras mundiais de negócios para o segmento de decoração e utensílios para casa, e a inusitada mostra Oggetti Esistibili (objetos possíveis, em italiano), criada por publicitários italianos. O evento será no shopping D&D, em São Paulo. Em paralelo, haverá rodadas de negócios com oito empresas. Entre elas, a Nu.Co (equipamentos para redução de energia elétrica), a Pinetti (têxtil e de confecções) e a Valli Valli (fabricantes de acessórios para banheiro).


com ISABELLE MOREIRA LIMA, JOANA CUNHA e CRISTIANE BARBIERI


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