UOL


São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA FISCAL

Promotoria considera ilegal benefícios fiscais concedidos à montadora; Renault também pode ser afetada

Justiça manda Volks pagar ICMS no Paraná

MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Um liminar concedida ontem pela Justiça do Paraná ao Ministério Público estadual obriga a Volkswagen-Audi a recolher, a partir de janeiro, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos carros produzidos em São José dos Pinhais.
A decisão é do juiz Jéfferson Alberto Johnsson, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Ele concedeu antecipação de tutela suspendendo o benefício fiscal à montadora -de só pagar o ICMS de agora em 2018-, na ação civil pública que a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público protocolou na sexta-feira passada.
Uma segunda ação nos mesmos moldes, contra a Renault, ainda não foi analisada.
O promotor Adauto Salvador dos Reis Facco, que moveu a ação, disse que a liminar obriga a Volks-Audi a recolher cerca de R$ 1,5 milhão ao fisco do Paraná ainda em janeiro, salvo se a montadora conseguir cassar a medida no Tribunal de Justiça. "A lei determina que o imposto deve ser pago no mês seguinte à ocorrência do fato gerador", disse.
O valor é o volume mensal de ICMS gerado na fábrica paranaense. Os carros produzidos no Paraná têm alíquota de imposto de 12%. A Volks de São José dos Pinhais não confirmou a informação do promotor. A produção diária é de 350 carros, mas o número não é o mesmo das vendas.
O Ministério Público acionou as montadoras e o governo do Paraná na Justiça sob o argumento de que foram ilegais os benefícios fiscais e financiamentos concedidos às empresas para que elas se instalassem no Paraná, no final dos anos 90. Os contratos foram assinados no governo passado.
No caso da Volks-Audi, o contrato prevê que a empresa só comece a pagar o imposto a partir de 2016. Ela também conseguiu financiar a fábrica em R$ 166 milhões emprestados pelo governo do Estado, sem incidência de juros e correção monetária.
Procurada pela Agência Folha, a Volks-Audi no Paraná informou que deve se manifestar sobre o caminho a tomar apenas quando for notificada da decisão judicial.


Texto Anterior: Fogo amigo: Falta compreensão à Fazenda, diz Eletrobrás
Próximo Texto: Comunicação: Ajuda para mídia terá decisão no início do ano
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.