São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

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Faturamento dos jornais registra alta em outubro

Receita com anúncios cresce 4%, mesmo com crise

DA REPORTAGEM LOCAL

O faturamento dos jornais brasileiros com publicidade manteve a tendência de alta em outubro, mesmo com o recrudescimento da crise financeira internacional. Naquele mês, as empresas jornalísticas faturaram R$ 304,6 milhões com anúncios, valor 4,04% superior a outubro de 2007, segundo o projeto Inter-Meios, relatório de investimentos em mídia da editora Meio & Mensagem.
O crescimento é significativo porque a base de comparação, outubro do ano anterior, foi o melhor mês do ano passado em valores absolutos de receita. Em outubro de 2007, os jornais já tinham aumentado seu faturamento em 28,7% em relação ao mesmo mês de 2006.
De janeiro a outubro de 2008, a receita publicitária dos jornais do país somou R$ 2,8 bilhões, com alta de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos primeiros dez meses de 2007, as empresas do setor tinham faturado R$ 2,4 bilhões.
No acumulado do ano, jornais de todas as regiões do país registraram alta de faturamento. O crescimento dos jornais de São Paulo, que respondem por 47% de toda a receita com publicidade do segmento no país, foi de 8,71%.
O crescimento de receita dos jornais foi bastante similar ao do mercado de comunicação como um todo, cuja receita aumentou 15% em 2008 em relação aos mesmos meses do ano passado. Todas as empresas de comunicação faturaram R$ 17,4 bilhões de janeiro a outubro deste ano.

Internet
Apesar de a restrição ao crédito ter aumentado em outubro, os anunciantes continuaram aumentando os investimentos em suas marcas e produtos no mês de outubro.
Quase todos os setores da comunicação registraram aumento de receita no mês, comparado a outubro de 2007. O maior aumento de faturamento foi percebido pelas empresas de internet, cuja receita subiu 45% em outubro e 47% nos primeiros dez meses do ano, comparados a períodos semelhantes do ano anterior, alcançando R$ 596 milhões.
A única área cuja receita com publicidade foi menor no mês foi a de guias e listas, que teve queda de 7,33% em outubro, comparado ao mesmo mês de 2007. No ano, a área teve queda na receita de 10%. Já a TV aberta, com quase 70% dos investimentos feitos em mídia no país, teve alta de 8,8% em outubro em relação a outubro de 2007.
O Projeto Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia no país, tabulado pela empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers. O trabalho mede, mês a mês, os investimentos feitos por anunciantes na mídia brasileira e abrange estimados 90% do total das verbas que circulam no setor.


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