São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMPRÉSTIMOS

Caixa amplia crédito no vácuo de banco privado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No vácuo deixado pelos bancos privados no auge da crise, a Caixa Econômica Federal turbinou a oferta de crédito em 2009 e concedeu R$ 125 bilhões em empréstimos, alta de 56% em relação ao ano anterior, disse a presidente da instituição, Maria Fernanda Ramos Coelho.
A ampliação aconteceu a mando do governo, que instigou as instituições públicas a serem mais agressivas na concessão de empréstimos para amenizar os efeitos da crise, em um contexto de escassa oferta por parte dos bancos privados nacionais e estrangeiros.
Além disso, a maior concorrência de instituições federais na liberação de crédito teria a função de forçar a redução do "spread" (diferença entre o juro cobrado ao tomador e o custo de captação).
Além do aumento dos empréstimos para consumidores e empresas, o crescimento do crédito da Caixa em 2009 foi impulsionado pelo programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida. O banco é responsável por 75% do volume de financiamentos de moradias.
(EDUARDO RODRIGUES)


Texto Anterior: Após dois anos de queda, deficit do INSS cresce 12,6%
Próximo Texto: Veículos: Venda de carro importado sobe 34%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.