UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Um terço das entidades não assina carteira

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Diferentemente do que defendem, só 66% dos sindicatos contratam funcionários com carteira assinada para todas as funções. Na área administrativa, o índice é ainda menor: 57%.
A terceirização é largamente utilizada. De todo o universo de sindicatos, 78% contratam serviços contábeis e 67% buscam advogados terceirizados. Serviços administrativos e de informática são terceirizados por 24% e 31% dos sindicatos, respectivamente.
O perfil dos sindicatos apresentado pelo IBGE indica predominância de pequenas entidades -76% têm cinco ou menos funcionários. Na média, são 1.720 associados por entidade.
Os sindicalistas estão mais experientes. Em 56% dos sindicatos, o presidente tem mais de dez anos de militância sindical.
Em média, são realizadas eleições para presidente e diretoria a cada três anos, mas, na maioria das vezes, sem disputa, com uma única chapa concorrendo.
Em 40% dos sindicatos de trabalhadores urbanos e em 33% dos rurais, no mínimo 81% dos associados votaram nas últimas eleições. Nos sindicatos dos patrões, o índice é de 44% e 34% para urbanos e rurais, respectivamente. Só 50% dos sindicatos são informatizados.


Texto Anterior: Sindicalismo: CUT perde terreno para a Força, diz IBGE
Próximo Texto: Ministro vê excesso de sindicatos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.