UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para aliados de FHC, vai na direção certa a política macroeconômica

RANIER BRAGON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Michel Temer (SP), presidente nacional do PMDB, disse que a manutenção dos juros com viés (tendência) de alta, adotada ontem pelo BC, "demonstra que a política econômica do governo passado estava certa".
"Quero acrescentar que acredito que essa política econômica adotada pelo atual governo é a mais correta para manter sob controle a inflação", afirmou Temer, que integra a ala peemedebista que apoiou a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas hoje negocia o ingresso oficial do partido na base de apoio ao governo Lula.
O deputado federal José Carlos Aleluia (BA), líder do PFL na Casa, um dos partidos que fazem oposição à administração Lula, disse que o governo acerta na política macroeconômica, como a dos juros, mas estaria dando sinais de instabilidade em questões como a agrária e à relacionada às agências reguladoras.
"Não tem sintonia, a administração está desorganizada estruturalmente. Por isso, eles não inspiram confiança e vão pagar juros sempre mais caros", afirmou.
Para ele, o governo Lula, por supostamente não gozar de plena confiabilidade por parte do mercado, estaria obrigado a manter uma política de juros altos como forma de segurar a inflação.
O líder do governo na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), declarou considerar como atitude de "precaução" a decisão tomada ontem pelo Copom (Comitê de Política Monetária). "Com uma conjuntura internacional bastante adversa, com a iminência da guerra, é necessária esta atitude defensiva", disse.
Para ele, a inflação, mesmo tendo dado sinais de queda, ainda não estaria sob absoluto controle: "A inflação está caindo, mas com inflação não se brinca", concluiu.


Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: IGP-10 também mostra queda dos preços, mas ainda de forma lenta
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.