UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-10 também mostra queda dos preços, mas ainda de forma lenta

DA SUCURSAL DO RIO

A inflação de março medida pelo IGP-10 (Índice Geral de Preços-10) foi de 1,58%, com queda de 0,84 ponto percentual em relação ao resultado de fevereiro (2,42%). O IGP-10 é calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Para o economista Salomão Quadros, coordenador de Análises Econômicas da FGV, "a tendência geral é de baixa", embora essa queda da inflação ainda venha ocorrendo de maneira lenta.
O IGP-10 de março, que compreende o comportamento dos preços entre 11 de fevereiro e 10 de março, foi apenas 0,01 ponto percentual menor que o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de fevereiro, calculado pela mesma metodologia e divergindo apenas no período pesquisado (1º a 28 de fevereiro).
A alta dos preços no atacado, medida pelo IPA (Índice de Preços por Atacado), caiu de 2,67% no IGP-10 de fevereiro para 1,74% no de março. Os preços subiram 2,05% na indústria (3,47% em fevereiro), ligeiramente acima do 1,91% do IPA do IGP-DI. Para Quadros, a alta não reverte a tendência de queda dos preços industriais.
No varejo, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou alta de 1,20% em março, ficando 0,88 ponto percentual abaixo do índice de fevereiro (2,08%). Os preços dos alimentos subiram 1,97%, contra 2,41% em fevereiro, mantendo ritmo lento de queda.
Para Quadros, essa resistência dos preços dos alimentos no varejo "é uma questão de tempo" para ser revertida. No atacado os produtos alimentícios já estão registrando deflação próxima de 1%.
O IGP-10 é formado pelo IPA (60% de peso), pelo IPC (30%) e pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). O INCC foi o único a subir, passando de 1,41% para 1,47% de fevereiro para março.


Texto Anterior: Para aliados de FHC, vai na direção certa a política macroeconômica
Próximo Texto: Meirelles diz a senadores que alta de taxa já ajuda a segurar inflação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.