UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MUTAÇÕES

Pequenos agricultores protestam contra plantação de transgênicos no RS
Após uma série de protestos no Rio Grande do Sul contra plantações de transgênicos, um grupo de 200 pequenos agricultores realizou ontem uma manifestação na entrada do prédio da multinacional Monsanto, em Porto Alegre. A empresa trabalha com sementes geneticamente modificadas.
O protesto foi organizado pelo MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), que abriga proprietários de minifúndios e costuma realizar mobilizações em parceria com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Os dois movimentos acusam a Monsanto de querer introduzir o plantio e o comércio de transgênicos no Brasil para ter o monopólio das sementes.
O escritório da empresa estava vazio, e a garagem do prédio foi bloqueada pelos manifestantes. Uma grande bandeira do MPA foi colocada no local.
No Fórum Social Mundial, em 2001, uma plantação experimental de transgênicos da Monsanto foi destruída por manifestantes do MST acompanhados do MPA e do ativista francês José Bové.
Ontem houve manifestações em várias partes do Estado, principalmente na região do Vale do Rio dos Sinos. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE)


Texto Anterior: Reajuste acima de 10% dificulta negociações
Próximo Texto: Curto-circuito: Estado de SP diz que não garante dívida da Cesp
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.