São Paulo, sábado, 20 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MERCADO FINANCEIRO

Ganho da Bovespa foi de 2,23% no período; com anúncio de venda, ações da Embratel despencaram 25%

Bolsa sobe em semana agitada por Copom

DA REPORTAGEM LOCAL

Em semana em que o Copom decidiu voltar a reduzir os juros básicos, após dois meses de manutenção da taxa, a Bovespa encontrou ânimo para subir 2,23%.
O grande destaque negativo ficou com as ações com direito a voto (ON) da Embratel Participações. Após o anúncio da venda do controle da empresa para a mexicana Telmex, na segunda-feira, os papéis da empresa derreteram. Na semana, essa ação acumulou desvalorização de 25,37%.
Como os investidores apostavam em um valor de venda maior que a oferta da Telmex (US$ 360 milhões), o preço da ação ON da empresa havia subido muito. A regra do "tag-along" assegura aos acionistas minoritários receber pelas suas ações o preço equivalente a, no mínimo, 80% do valor pago ao acionista majoritário. Ou seja, quanto maior o valor pago ao controlador, maior o retorno para o minoritário.
O mercado de juros futuros também viveu dias de agitação. A maioria dos investidores esperava que a taxa básica de juros ficasse inalterada em 16,5% anuais. O Copom decidiu cortar a taxa para 16,25% ao ano.
Isso fez a movimentação dos contratos DI -que seguem os juros praticados entre os bancos- na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) na quinta-feira ser a segunda maior de sua história.
Ontem as taxas dos contratos DI voltaram a recuar na BM&F. A expectativa é que o Copom (Comitê de Política Monetária) volte a reduzir a Selic em sua reunião de abril. A taxa do DI com vencimento em maio recuou de 15,90% para 15,87%.

Sobe-e-desce
No pregão de ontem, a Bovespa recuou 0,49%. A queda da ações da Petrobras (segunda e terceira mais negociadas) não permitiu que a Bolsa fechasse em alta.
O papel ON da Petrobras recuou 2,57%, seguido pelo PN, com baixa de 2,45%.
Na semana, 39 das 54 ações que compõem o Ibovespa fecharam com ganhos. Na liderança ficou o papel ordinário da Tele Celular Sul, que registrou valorização de 16,55%.
Para a próxima semana, a divulgação da ata da reunião do Copom e de índices de preços deverá concentrar as atenções dos investidores.
(FABRICIO VIEIRA)


Texto Anterior: Investigação: 16 são denunciados no caso dos combustíveis
Próximo Texto: O vaivém das commodities
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.