São Paulo, sexta-feira, 20 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

mzafalon@folhasp.com.br

FUTURO
Para dar aos produtores opções de novas variedades e alternativas mais rentáveis de produção, inclusive voltadas para o biodiesel, pesquisadores da Fundação Goiás e da Embrapa intensificam as pesquisas no setor do algodão.

BIOCOMBUSTÍVEL
Na região Centro-Oeste, o algodão pode ser a principal cultura para a produção de biocombustível, seguido da soja, segundo a Embrapa. Para atender ao mercado de energia, é necessário produzir algodão que tenha teor de óleo entre 25% e 30% e que não prejudique a fibra.

PESQUISA
Para aumentar o teor de óleo do caroço, que hoje se encontra entre 14% e 15%, está sendo iniciado um programa de melhoramento da planta. Além do melhoramento, o estudo também visa adaptar o algodão a regiões com temperaturas mais elevadas em razão de mudanças climáticas.

À ESPERA
O ânimo no setor de máquinas agrícolas melhorou devido à recuperação dos preços e da produção de grãos. Os negócios, no entanto, ainda não chegaram, segundo Francisco Matturro, diretor comercial da Marchesan Implementos e Máquinas Agrícolas Tatu S.A.

AINDA PREOCUPA
Matturro diz que, apesar do novo cenário no setor de grãos, alguns problemas ainda perturbam o setor. Entre eles, cita o câmbio, a alta dos fertilizantes e o peso do endividamento.

17 MIL
O projeto de inclusão digital "Criança do Café na Escola" chegou a 17 mil jovens assistidos nos Estados produtores de café. Com o objetivo de providenciar o primeiro contato das crianças com o computador, o programa é uma iniciativa do Cecafé e de empresas como a Fondazione Lavazza e a Kraft Food.

VALORIZAÇÃO
Em Mato Grosso do Sul, os números animam o mercado de reposição nos primeiros meses do ano. A cotação do bezerro nelore até 12 meses cresceu 19,6% no primeiro trimestre de 2007 em comparação ao mesmo período do ano passado. Passou de R$ 321 para R$ 384. Os dados são do Índice DBO Gado Geral.

METODOLOGIA
O Índice DBO é divulgado mensalmente para oito Estados. Além de Mato Grosso do Sul, há dados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Além de nelore, o índice acompanha cotações de anelorados, mestiços e de cruzamento industrial para oito categorias, de bezerros a bois magros, entre machos e fêmeas.


Texto Anterior: Tecnologia: Lucro do Google cresce 69% no 1º trimestre
Próximo Texto: Cade atenua suspensão de venda da Ipiranga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.