São Paulo, terça-feira, 20 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Citi registra o maior lucro desde 2007

DA REDAÇÃO

O Citigroup, banco que tem hoje como principal acionista o governo norte-americano, teve ganho de US$ 4,4 bilhões no primeiro trimestre deste ano, o melhor resultado da instituição financeira desde o fim de 2007, quando a crise teve início para o setor bancário nos EUA.
O lucro superou a expectativa de analistas, e as ações do banco se valorizaram em 7% ontem, um dia negativo para os papéis do setor, depois das revelações no fim da semana passada sobre a suposta fraude cometida pelo Goldman Sachs. Dirigentes do Citi atribuíram o resultado positivo à recuperação do mercado de títulos e às melhoras na economia, especialmente fora dos EUA.
O bom resultado também deve acelerar os planos do governo Obama para negociar as ações do banco, que teve prejuízo em oito dos nove trimestres anteriores. Como parte dos resgates protagonizados pelo governo desde 2008 (os EUA assumiram, inclusive, a responsabilidade por possíveis perdas em uma cesta de títulos do Citigroup), a Casa Branca conta hoje com 27% de participação do banco.
E ele indica ainda que estão começando a dar resultado os planos de Vikram Pandit, o presidente-executivo que assumiu o comando da instituição em meio à crise, para reduzir o tamanho do banco e focar as operações.

Com o "New York Times"



Texto Anterior: EUA formalizam ação contra Goldman Sachs
Próximo Texto: Análise: Meliantes de mocassim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.