São Paulo, quarta-feira, 20 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Noruega entra em recessão após seis anos

DA REDAÇÃO

A Noruega é o mais recente país a entrar oficialmente em recessão. O PIB norueguês, excluindo a atividade petroleira, retraiu-se em 1% de janeiro a março deste ano em relação aos três meses anteriores, quando a queda foi de 0,8% -a definição mais comum de recessão são dois trimestres seguidos de contração econômica.
Incluindo as atividades petroleiras, a queda do PIB foi de 0,4%. A última vez em que a economia norueguesa havia entrado em recessão foi em 2003.

Krugman
O Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman afirmou que não ficará surpreso se a economia americana sair da recessão em agosto ou setembro -encerrando o ciclo negativo iniciado em dezembro de 2007-, mas que os dados mais recentes apontam para uma desaceleração da queda, e não para uma recuperação. Segundo o economista, os EUA podem ter uma "economia deprimida" até 2014.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil avança, mas é só o 40º em ranking de competitividade
Próximo Texto: Vaivém das commodities
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.