São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCORRÊNCIA

UE aplica R$ 750 mi em multas a cartel de fabricantes de chips

DA REUTERS, EM BRUXELAS

Nove fabricantes de chips de memória, incluindo a líder mundial Samsung Electronics, foram multados ontem em um total de 331 milhões (cerca de R$ 753 milhões) pelos órgãos reguladores da União Europeia, por fixação ilegal de preços.
A agência antitruste da UE aplicou a maior pena, 145,7 milhões, à Samsung, enquanto a Infineon foi multada em 56,7 milhões e a Hynix Semiconductor, em 51,47 milhões pela formação de um cartel na fabricação de processadores de memória DRAM, que operou entre julho de 1998 a junho de 2002.
Samsung e Hynix são as duas maiores fabricantes de chips de memória do mundo. Processadores DRAM são usados em computadores, impressoras, celulares e consoles de jogos. Hitachi, Toshiba, Mitsubishi Electric e Nanya Technology também foram multadas pela formação do cartel.
A Elpida Memory foi multada em conjunto com a NEC Corp e a Hitachi. A Micron Technology recebeu imunidade e não há multa.
O caso é o primeiro no âmbito de um processo de resolução que a Comissão Europeia apresentou em julho de 2008 no qual as empresas admitem ter participado de um cartel em troca de um corte de 10% nas multas.


Texto Anterior: Telefonia: Google passa Microsoft em smartphones
Próximo Texto: Para ministra, teles têm um "pouco de medo" da Telebrás
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.