São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Perdas com enchentes podem superam US$ 1 bi nos Estados Unidos

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Após vários dias com áreas debaixo d'água, a situação no Estado norte-americano de Iowa é mais tranqüila. Principal produtor de grãos, o Estado começa agora a calcular os prejuízos. "Pararam as chuvas, e as águas começaram a baixar. O pior já passou", afirmou ontem à Folha Daniele Siqueira, da Agência Rural, em Illinois.
Estimativa do governo de Iowa indica que as enchentes devem ter provocado prejuízos de US$ 1 bilhão aos produtores do Estado. Já a Iowa Farm Bureau Federation estima que pelo menos 16% da área destinada a grãos sofreu o impacto das enchentes.
Os dados da Iowa Farm indicam que 810 mil hectares de soja foram afetados pelas chuvas; para o milho, a estimativa é de 530 mil hectares.
A volta do sol e as previsões de tempo não indicando novas chuvas fortes em várias regiões de Iowa, Illinois e Estados vizinhos mexeu com os mercados futuros agrícolas, provocando queda de preços, segundo Siqueira.
Em Chicago, principal praça formadora de preços dos grãos no mundo, as cotações do milho e do trigo recuaram 2,5% no primeiro contrato futuro, enquanto as da soja baixaram 0,7%, ontem.


Texto Anterior: Juro e câmbio vão impedir metade das metas da política industrial, diz Fiesp
Próximo Texto: Vinicius Torres Freire: Um pouco mais do mesmo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.