São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2004

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TRANSPORTE

Não houve interessados

BNDES estuda como refazer Modercarga

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

Dois meses depois do lançamento, o Modercarga (Programa de Modernização da Frota de Caminhões) será reformulado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para tentar atrair interessados em financiar a troca de caminhões novos ou usados, com até sete anos.
O BNDES previu, para o Modercarga, uma dotação orçamentária de R$ 2 bilhões. Até hoje, desde que foi lançado, em maio, o programa não registrou nem uma operação sequer.
Na sexta-feira passada, durante encontro com associações de caminhoneiros no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Modercarga tinha sido "uma decepção", conforme a Folha apurou com duas das pessoas presentes: José Araújo Silva, presidente da União Nacional dos Caminhoneiros, e José da Fonseca Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros.
No encontro com as associações dos caminhoneiros, Lula afirmou que o governo tinha uma expectativa muito maior a respeito do Modercarga e, agora, estaria buscando uma forma de o BNDES oferecer condições melhores para o programa. Lula afirmou ainda que quem estava à frente desses estudos no governo era o ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan.
De acordo com o que a Folha apurou no BNDES, os dois grandes problemas que os caminhoneiros vêem no Modercarga são os juros, de 17% ao ano, considerados muito altos, e o fato de o programa financiar 70% do veículo.
Segundo José Araújo da Silva, da União Nacional dos Caminhoneiros, os caminhoneiros conseguem comprar caminhões novos no mercado com financiamentos a taxas de juros mais baixas do que as cobradas pelo BNDES. Para o programa atrair interessados, ele diz que os juros do BNDES teriam de ser de 14% ao ano. "O que nós queremos é subsídio", diz José Araújo da Silva.
O Modercarga foi lançado pelo governo Lula com o objetivo de alcançar o mesmo sucesso do Moderfrota, programa de financiamento de compra de máquinas agrícolas que é considerado um dos principais responsáveis pela virada do setor agrícola. Carlos Lessa, presidente do BNDES, não se cansa de apontar o Moderfrota como o principal programa do BNDES do governo FHC.


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